logo RCN
Novidade

Saletense está plantando batata-doce com serragem

O plantio é na terra. Mas conforme vai crescendo, vai sendo direcionado para a serragem

Foi na localidade de Ribeirão Cipriano, em Salete, que José (Zeca) e Lucia Dubiella estão inovando. A plantação de batata-doce com serragem é alvo de curiosidade de amigos e familiares. O casal plantava fumo durante muitos anos. Porém, ambos estão com mais de setenta anos e decidiram partir para algo novo. O canal do YouTube do Vale Agrícola foi quem descobriu o casal.

O plantio é na terra. Mas conforme vai crescendo, vai sendo direcionado para a serragem, o que segundo Zeca, traz muitas vantagens. "Nem precisa mais carpir a batata. Só tem que fazer do baraço para cima. Não pode ficar mexendo. Tem que deixar o baraço se criar. Se não, arrebenta a raiz e não vai produzir", diz o produtor.

A esposa de Zeca também conta que essa cultura pode ser feita em pequenos locais. "Eu achei muito bom. A batata sai limpinha. Quando plantávamos na roça, fazíamos uma plantação grande. Agora, fazemos menores", explica dona Lucia.

O irmão de Zeca e também o neto, ajudam na colheita. Eles contam que a produção é toda doada para familiares e amigos. De cada pé plantado, a família colhe cerca de 60kg de batata. Porém, precisa estar atento ao dia certo para o plantio.

"Eu planto em setembro e em dezembro começo a comer. Vou deixando as pontas. Se não der geada, vai produzindo. Só não pode arrancar o pé, senão, acaba a produção", diz ele, que cuida com muito carinho da lavoura. Dona Lucia disse que seu marido olha a plantação de quatro a cinco vezes por dia.

"Meus pais diziam que tinha que plantar no sábado essas coisas. Quando eu e a minha esposa plantávamos verduras, sempre fazíamos no sábado. Não sei por qual motivo. Mas sempre deu certo", finaliza José.



Anterior

130 Saletenses atendidos no programa de próteses dentárias

Próximo

Pesquisa busca saber sobre o andamento da aprendizagem em Salete

Deixe seu comentário