Vizinhos denunciam casa com mais de 200 gatos no Alto Vale |
O plantio é na terra. Mas conforme vai crescendo, vai sendo direcionado para a serragem
Foi na localidade de Ribeirão Cipriano, em Salete, que José (Zeca) e Lucia Dubiella estão inovando. A plantação de batata-doce com serragem é alvo de curiosidade de amigos e familiares. O casal plantava fumo durante muitos anos. Porém, ambos estão com mais de setenta anos e decidiram partir para algo novo. O canal do YouTube do Vale Agrícola foi quem descobriu o casal.
O plantio é na terra. Mas conforme vai crescendo, vai sendo direcionado para a serragem, o que segundo Zeca, traz muitas vantagens. "Nem precisa mais carpir a batata. Só tem que fazer do baraço para cima. Não pode ficar mexendo. Tem que deixar o baraço se criar. Se não, arrebenta a raiz e não vai produzir", diz o produtor.
A esposa de Zeca também conta que essa cultura pode ser feita em pequenos locais. "Eu achei muito bom. A batata sai limpinha. Quando plantávamos na roça, fazíamos uma plantação grande. Agora, fazemos menores", explica dona Lucia.
O irmão de Zeca e também o neto, ajudam na colheita. Eles contam que a produção é toda doada para familiares e amigos. De cada pé plantado, a família colhe cerca de 60kg de batata. Porém, precisa estar atento ao dia certo para o plantio.
"Eu planto em setembro e em dezembro começo a comer. Vou deixando as pontas. Se não der geada, vai produzindo. Só não pode arrancar o pé, senão, acaba a produção", diz ele, que cuida com muito carinho da lavoura. Dona Lucia disse que seu marido olha a plantação de quatro a cinco vezes por dia.
"Meus pais diziam que tinha que plantar no sábado essas coisas. Quando eu e a minha esposa plantávamos verduras, sempre fazíamos no sábado. Não sei por qual motivo. Mas sempre deu certo", finaliza José.
Deixe seu comentário