logo RCN
Leptospirose

Salete registra casos de pessoas contaminadas pela leptospirose

  • - Por: Assessoria de Imprensa

Vigilância reforça prevenção à leptospirose

O município de Salete por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica registrou dois casos de pessoas contaminadas pela leptospirose em 2020. A doença é grave, causada por uma bactéria presente na urina contaminada de animais, principalmente ratos. A bactéria penetra no corpo através de machucados e, até mesmo, da pele sadia quando a pessoa fica muito tempo dentro da água.

Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, começando de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e muitas dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna). A leptospirose pode evoluir para quadros graves, com aparecimento de icterícia (a pele fica com um tom amarelo-avermelhado). Os sangramentos podem aparecer na fase mais avançada, com dificuldade respiratória e pode levar a óbito.

Pessoas que tiverem febre, dor de cabeça e dores no corpo até 40 dias depois dos alagamentos devem procurar uma unidade de saúde. É fundamental que a pessoa informe ao médico se teve contato com a água ou com a lama.



style="width: 50%;" data-filename="retriever">



Anterior

Atendimento de ginecologista gratuito em Salete

Próximo

Salete volta a registrar casos de Coronavírus

Deixe seu comentário