logo RCN

Salete divulga atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno

           A Semana Mundial do Aleitamento Materno, estabelecida oficialmente pela Organização Mundial de Saúde - OMS em 1992, é celebrada de 01 a 07 de agosto. Em Salete serão realizadas uma série de ações pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

As atividades comandadas pela equipe de enfermagem do município e agentes comunitárias de saúde iniciarão na quarta-feira (08) com uma palestra "Porque Amamentar e a Importância do Apoio Familiar na Amamentação". O encontro será às 19h, no auditório da câmara de vereadores. Neste dia também serão abertas as vagas para as demais ações da programação.

No sábado (11) as gestantes e acompanhantes poderão participar de um momento especial. Das 9h30min às 11h haverá uma oficina de ultrassonografia natural, com desenho do bebê no útero. A atividade ocorrerá na Praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura, e as pessoas interessadas devem fazer o agendamento na Secretaria Municipal de Saúde.

Para fechar a programação, no sábado, dia 18 de agosto, das 9h30min às 11h, será realizada a oficina de "Shantala", técnica de massagem que traz inúmeros benefícios às crianças. Mamães e bebês a partir de 30 dias até oito meses podem participar da atividade no posto do programa Estratégia Saúde da Família Dona Felícia May (ESF "2"), no bairro Cachoeira.

A secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp, destaca que o objetivo principal da programação é estimular ações para promover a amamentação como parte da nutrição, além de prevenir e proteger a criança.

"Amamentar é um momento especial e para fazer este ato de amor às mães tem que estar preparadas e seguras. E é isso que a Administração Municipal vai propor por intermédio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde", frisou.

Benefícios do leite materno

O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes essenciais para o desenvolvimento cerebral do bebê. O leite combate infecções, protege contra bactérias e vírus, evita diarreias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, além de ser um laço de amor entre mãe e filho.

Segundo o Ministério da Saúde, qualquer criança pode e deve se alimentar apenas do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida, sem a complementação de nenhum alimento.

A amamentação previne a fome e a nutrição e contribui para a redução da pobreza, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da criança com saúde. Todas as mulheres apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança.

Programação

08/08 às 19h - Palestra sobre "Porque Amamentar e a Importância do Apoio Familiar na Amamentação" com equipe de enfermagem do município e agentes comunitárias de saúde.

Local: Auditório da Câmara de Vereadores.

11/08 09h30min às 11h- Oficina de Ultrassonografia Natural (pintura) - para as Gestantes e seus acompanhantes.

Local: Praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura.

18/08 09h30min às 11h - Oficina de "Shantala", Massagem para Bebês - para mamães e Bebês a partir de 30 dias até oito meses.

Local: Posto Dona Felícia May (ESF "2"), no bairro Cachoeira.

Anterior

Inseto Vivo e Rio Alegre fazem a final do Futebol de Areia da Agricultura

Próximo

Passeio Ciclístico em Salete vai comemorar dia do Estudante e dos Pais

Deixe seu comentário