logo RCN
Salete

Projeto incentiva alimentação saudável em escola municipal

  • Prefeitura Municipal de Salete -

Demonstrar práticas alimentares adequadas dentro da sala de aula e conseguir que os hábitos sejam levados pelos estudantes para o dia a dia. Um projeto está orientando alunos da escola municipal EEF Bernardo Rohden sobre uma alimentação saudável e nutricional.

Na última sexta-feira (11) a prefeita de Salete, Solange Schlichting (Chica), e a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, acompanhadas da diretora, Solange Antunes dos Santos, conheceram de perto o trabalho desenvolvido em uma aula do 8º ano. 

            As ações são desempenhadas pela professora de ciências, Andréia Aparecida Torquato Estácio Schorner, em várias turmas, com o apoio da direção da unidade escolar. O conteúdo está previsto na grade curricular e engloba até oito aulas da disciplina. Ela fala como surgiu a ideia do projeto. 

            "O intuito maior foi trabalhar a alimentação dos alunos, frisamos na questão de ser nutricional e equilibrada, também falamos da importância dos integrais para o bom funcionamento do organismo. No início tivemos uma barreira para a aceitação deles, pois no mercado onde compramos os alimentos é tudo muito colorido, porém muitas vezes não é saudável. O que ouvíamos era isso não é bom, não são gostosas aquelas sementes, aqueles grãos".  

           De acordo com a professora quando se teve novamente outra ideia, tudo mudou, e os estudantes passaram a gostar mais do assunto. "Quando fizemos o café onde só tinha

ingredientes ricos em fibras e nutrientes, eles perceberam que era saboroso e que dava para estar colocando isso na sua alimentação", falou Andréia. Ela destaca ainda que, apesar do conteúdo ser abordado em um determinado período, o aprendizado continua e várias questões são comentadas em sala durante o ano. 

            Para a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, a escola é o melhor locar para disseminar informações que contribuem diretamente na vida das crianças. "Parabéns a todos, a professora, a direção da escola, mas principalmente aos alunos por desenvolver este projeto. Quando a gente vai desejar algo para alguém, desejamos sempre saúde, e isso começa por uma boa alimentação e prática de exercícios também", falou. 

            "Fiquei muito feliz pela iniciativa e pelo convite para ver tudo de perto. Eu sou adepta a alimentação saudável há muito tempo, pois cuidando disso, temos uma vida melhor, nosso organismo funciona bem. Parabéns pela ação, que busca trabalhar toda a comunidade, já que as crianças levam o que aprendem para os pais, demais familiares e amigos", comentou a prefeita, Solange Schlichting (Chica). 

 Ao final da fala da prefeita, da secretária e das apresentações do projeto, todos os presentes puderam saborear o café produzido de forma integral com a ajuda dos alunos.

Anterior

Dia das Mães com festa

Próximo

Ana Paula e Décio Lima destinam recursos para o município

Deixe seu comentário