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Projeto Horta Itinerante em CEI estimula a alimentação saudável
Os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Cinderela, além de aprenderem sobre a importância de uma alimentação saudável em sala de aula, ganharam um reforço para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema. Trata-se do projeto "Horta Itinerante: com o Grande Rabanete".
A iniciativa é promovida pelas professoras Cleide Moser de Andrade e Camila Weber, com o apoio da direção da unidade escolar e da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Os envolvidos no projeto não escondem a satisfação de poder participar da ação.
O trabalho desenvolvido com os alunos é interdisciplinar e dura aproximadamente um bimestre. Ele vai desde a conscientização dos envolvidos, o preparo da horta itinerante, plantio das sementes dos rabanetes, cultivo, noções e práticas em sala de aula com atividades que abordam o enredo "O Grande Rabanete" até hora da colheita. Os temas meio ambiente e reciclagem também são evidenciados durante as práticas.
Uma das fases mais aguardada pelas crianças é a hora da refeição, de forma lúdica e com pratos elaborados o rabanete torna-se parte da alimentação. De acordo com as professoras, o objetivo principal do projeto é intervir e incentivar na cultura alimentar e nutricional de cada aluno, trabalhando práticas pedagógicas que envolvam todas as disciplinas e conscientizando as famílias para que a ideia seja levada aos lares.
A secretária de educação, cultura e desporto, Joana Demori, destaca o potencial da utilização da horta itinerante como espaço de aprendizado. "Essa metodologia de trabalho para a rede municipal vem de encontro com o que buscamos, que é um ensino de qualidade, garantido as crianças seus direitos de aprendizagens. Parabéns as professoras Cleide e Camila e a toda a equipe escolar que fazem com que esse projeto aconteça".
Para a secretária, projetos como este devem ser propagados, pois o trabalho com sequência didática permite ao professor diagnosticar as dificuldades dos alunos e ir sanando as mesmas gradativamente, além de tornar o ensino mais prazeroso. Segundo ela, as atividades sequenciadas auxiliam a organização em sala de aula e tornam o ensino mais significativo.
"Uma vez que trabalhamos de forma contextualizada, o aluno compreende melhor os conteúdos em estudo. Com as sequências didáticas a criança se vê protagonista da sua própria aprendizagem. Elas visam apresentar desafios, descobertas, e acima de tudo construir conhecimentos", finaliza.
Mais informações:
CEI Cinderela (47) 3563-0076 - com a diretora Elayne Pisseta Stolf
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