Governador autoriza início das obras de reforma da Barragem de Ituporanga |
Plano Municipal de Saneamento Básico de Salete passa por revisão
A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Salete (PMSB) teve início em abril deste ano e visa apontar o diagnóstico, metas e projeção de demandas nos campos de trabalho: água e esgoto, resíduos e drenagens. A última versão do documento foi elaborada em 2011.
Todas as etapas de revisão do PMSB de Salete são supervisionadas pela empresa H2SA Soluções em Saneamento Ambiental e também executadas pela câmara técnica e pelos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico - COMUSA. No plano de trabalho estão descritas cinco reuniões. Também haverá outros eventos, como por exemplo, a Conferência Municipal de Saneamento Básico e uma audiência pública para consolidação do processo de participação social.
O primeiro encontro ocorreu no dia 23 de maio, na sala de reuniões da Prefeitura, onde a engenheira sanitarista, Ana Carla da Silva, coordenou o início dos trabalhos. "Apresentamos aos integrantes as etapas que englobam a revisão e posteriormente foram apresentados aos conselheiros, o plano de trabalho e o de comunicação e mobilização social. Nesses documentos constam as datas e atividades que irão reger as ações de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico".
Ainda neste dia, foi divulgado o site da revisão do PMSB, que terá um link disposto no www.salete.sc.gov.br para o acompanhamento da população. Além disso, foi tratada da pesquisa que será desenvolvida no município sobre o "Diagnóstico Amostral dos Sistemas Individuais de Tratamento de Esgoto Doméstico". As agentes comunitárias de saúde serão parceiras deste trabalho a campo.
Encontro aborda a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos
Cumprindo mais uma etapa da revisão do PMSB, a empresa H2SA Soluções em Saneamento Ambiental, a câmara técnica e o COMUSA reuniram-se na última quarta-feira, dia 29 de agosto, para tratar dos serviços relativos a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos.
No encontro a engenheira sanitarista, Ana Carla da Silva, apresentou um diagnóstico com dados de segregação, coleta e acondicionamento dos resíduos sólidos no município. Posteriormente, ela apontou os materiais passíveis de logística reversa.
Um dos pontos positivos apontados na reunião, é que o município de Salete já realizou em 2017 importantes ações socioambientais, tais como, o "Mutirão: Juntos por uma Cidade Limpa", o plantio de árvores nativas em um terreno público reservado para a área de preservação ambiental, Campanhas de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos, procedeu a instalação de novas lixeiras, coleta de materiais recicláveis no interior com uma frequência definida e aproveitou para orientar os cidadãos sobre a destinação correta das embalagens de agrotóxicos.
Por fim, com relação às metas previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico elaborado em 2011, os membros discutiram quais ações foram executadas no decorrer dos últimos anos, as dificuldades e as potencialidades relacionadas aos programas, projetos e ações, para destacar as proposições na versão que está sendo revisada.
Serviço - Para acessar a construção do novo PMSB, acesse: www.salete.sc.gov.br, na aba superior Portal do Cidadão e clique no ícone Revisão Plano Municipal de Saneamento Básico.
Deixe seu comentário