logo RCN

Olhos atentos na prevenção contra o Aedes aegypti, em Salete

Como se prevenir

Outubro foi um mês de um amplo trabalho educacional e de prevenção. O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e da zika, foi tema de palestras em escolas da rede municipal e estadual da cidade de Salete.

As palestras foram ministradas pela responsável do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Rosária Kestring, como forma de ensinar e intensificar o combate ao mosquito. ?Nas explanações foram abordadas sobre como identificar os possíveis criadouros e como combater a proliferação das larvas do Aedes aegypti?, falou.

Mais de 900 alunos, do 1º ao 9º ano, participaram das palestras, que tiveram o objetivo de orientar os estudantes, para que eles sejam multiplicadores das ações estratégicas de combate ao mosquito no município. Também, as Agentes Comunitárias de Saúde foram capacitadas para alertar a população na prevenção e nos possíveis focos do mosquito em residências e locais públicos.

O setor de endemias do município de Salete promove durante o ano uma série de atividades, monitoramento de armadilhas e práticas educacionais de disseminação da doença. ?Neste ano as palestras ocorreram em outubro, na entrada da estação de verão, para o quanto antes promovermos a prevenção?, explicou Rosária.

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O método principal para controla-lo é eliminando seus habitats. Isto é feito esvaziando recipientes de água, ou por adição de inseticidas ou agentes de controle biológico a estas áreas.

Reduzir o acúmulo de água através da modificação ambiental é o método preferido de controle, dadas as preocupações do efeito negativo sobre a saúde que o uso de inseticidas causa e também dificuldades logísticas com os agentes de controle.

Cuidados

- não deixe agua parada

- coloque areia em vasos

- retire o plástico que envolve o vaso

- não acumule pneus ou lixo em céu aberto

Anterior

Município de Salete lança Mutirão ?Juntos por uma cidade limpa?

Próximo

Vôlei e futsal marcam as disputas do Olimbairros

Deixe seu comentário