Governador autoriza início das obras de reforma da Barragem de Ituporanga |
Uma noite para cuidar da saúde e receber importantes orientações. A Secretaria Municipal de Saúde de Salete promoveu na terça-feira (13) mais uma ação alusiva à campanha Novembro Azul, com o objetivo na prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens.
O encontro contou com a participação de mais de 160 homens e foi realizado a partir das 19h, no Clube Esportivo e Recreativo Salete, no bairro Cachoeira. A palestra intitulada "Infarto Agudo e Doenças Cardiovasculares no Homem, primeira causa de mortes no Brasil e no Mundo", com o médico cardiologista, Mauricio Pais Bussoletto, foi o destaque da noite.
Maurício explanou ações de como detectar a doença e também para orientar os participantes sobre a importância dos exames. Ao fim da apresentação ele abriu espaço para as perguntas da plateia, onde os homens aproveitaram para tirar algumas dúvidas.
"Hoje em dia a expectativa de vida dos homens é de 74 anos. Porém, no Brasil morre um homem com câncer de próstata a cada 38 minutos. E quando a doença dá sintomas, geralmente, está em fase avançada. Precisamos mudar isso, ir ao médico, se cuidar", destacou o palestrante.
O médico ainda lembrou que esse tipo de câncer dificilmente manda sinais. Por isso, os homens devem ficar atentos a casos na família, obesidade, tabagismo que são fatores que predispõe à doença. "É muito importante também os exames, não só o de sangue, mas também o diagnóstico feito pelo urologista no exame de toque", explicou Maurício.
Na programação ainda houve música ao vivo com a cantora Saletense, Janaína Borges Weiss, e o aluno da Escola de Projetos Machado de Assis, Arthur César Hellmann, corte de cabelo gratuito feito pelos cabeleireiros Iraci Gilson e Adilson César Alves, e foi servido aperitivo aos participantes. Também quem chegava ao local recebia uma lembrança da Secretaria Municipal de Saúde.
O vice-prefeito, Adroaldo Brocardo, destacou o evento como importante para buscar estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis. "Obras têm que serem feitas sim, mas também temos que pensar na prevenção. Quem participou ouviu importantes dicas sobre cuidar da saúde. Parabenizo a iniciativa da prefeita Solange Schlichting (Chica), da secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp, e da equipe do setor".
Horário Azul
Pensando em chamar atenção dos homens para o combate a está doença, a Secretaria de Saúde implantou o horário azul para a realização de exames preventivos e consultas no período noturno, das 18h às 20h. Cada posto do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) ficou com uma data determinada para o atendimento.
19/11 Horário Azul - 18h às 20h - Exames preventivos e consultas de orientação com o agendamento. Local: ESF "1" - bairro Centro
20/11 Horário Azul - 18h às 20h - Exames preventivos e consultas de orientação com o agendamento. Local: ESF "2" Dona Felícia May - bairro Cachoeira
Fechando a programação do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde realiza na sexta-feira (30) uma panfletagem e abordagem de profissionais do setor para a conscientização da prevenção. A ação ocorrerá nas imediações da Praça Raimundo Tamanini, no Centro, e em visitas ao comércio e empresas.
Deixe seu comentário