Obras de elevação da BR-470, em Laurentino, já estão em andamento |
Confira a entrevista com Elaine Schneider de Barros
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Por: Assessoria de Imprensa
Promover qualidade de vida e garantir proteção social aos cidadãos em situação de vulnerabilidade. Após três anos e três meses à frente da Secretaria de Assistência Social, Elaine Schneider de Barros, a Nane, deixou o comando da pasta no dia 31 de março. Quem assumirá a direção da pasta será o servidor efetivo, Mauricio Círico, que atuou durante vários meses ao lado dela, adquirindo conhecimento para assumir a gestão.
Graduada em Serviço Social pela Unopar, durante o período que foi secretária Elaine junto de sua equipe conseguiu grandes avanços no setor, com destaque para estruturação e implementação de novas políticas públicas. Ela fala da experiência no cargo e projetos futuros.
Como foi atuar como secretária?
R - Uma grande experiência, oportunidade de mostrar e aplicar meus conhecimentos. Uma grande satisfação de poder contribuir para o crescimento na área Social do município onde eu e minha família vivemos.
Os trabalhos desenvolvidos na Secretaria são muitos, mais muitos destes trabalhos são sigilosos, e com certeza a pessoa/família que precisou dos nossos serviços pode contar com toda equipe de trabalho na confiança de um trabalho sério.
Atuando nessa Secretaria era responsável também pelo Conselho Tutelar, que é um equipamento importantíssimo e também trabalham com muito sigilo.
Quando me formei como Assistente Social, vi a grande necessidade de cada vez mais buscar avanços nesta área, e com profissionais éticos e comprometidos com a política de Assistência Social pode-se fazer muito para as famílias que precisam deste serviço.
E como Secretária tive a grande oportunidade de buscar esses avanços com muito esforço e perseverança, é árduo a busca, mas nunca podemos perder a vontade de fazer o que é correto e melhor para cada cidadão.
Posso dizer com toda certeza que foi muito gratificante ser Secretária Municipal de Assistência Social.
Quais ações que foram mais difíceis de realizar?
R - Toda e qualquer ação que é realizada se não ser dedicado naquilo que se faz fica difícil, então não posso dizer que houve ações difíceis de se realizar, porque quando assumi como Secretária assumi por inteiro, realmente fazer o que vim para fazer, se dedicar em tempo integral a essa secretária e contribuir com o que condiz com o trabalho.
Também posso aqui dizer que sempre contei com uma equipe extraordinária que também estava lá para fazer da melhor forma possível os trabalhos desenvolvidos na área social, e aproveitando a oportunidade quero aqui agradecer todo o apoio e o esforço dessa equipe, das pessoas que passaram por um período comigo na Secretaria substituindo outros da equipe, e aqueles que estão lá neste momento, a todos que trabalharam comigo nesse período de três anos e três meses, pois lá dentro da Secretária Trabalhamos para um bem comum, que são os usuários da política de Assistência Social, política essa que atende a quem dela precisar.
Quais avanços você pode destacar?
R - O grande avanço já é o atendimento diferenciado que todos fazem pelos usuários da política de Assistência Social, nesse período que estava à frente da pasta, todas as pessoas/famílias que precisaram foram atendidas igualmente e com muito carinho. Durante este período dei o meu melhor para os serviços, administrando os recursos, equipando os equipamentos, buscando cada vez mais avanços para a Assistência Social. Não posso de deixar de mencionar que conquistamos muitas coisas, como a exemplo do prédio novo para o CRAS, onde não foi inaugurado enquanto secretária por pequenos detalhes em razão também da pandemia do Coronavírus, mas em breve a equipe poderá usar desta estrutura para realizar os serviços prestados a todos que precisam. Conquistamos o Kit do Conselho Tutelar que é um carro 0 km, cinco computadores, um bebedouro, um refrigerador esses equipamentos são de suma importância para os atendimentos no âmbito do Conselho Tutelar. Adequamos a Secretaria de Assistência Social, para melhor atender os usuários, conquistamos emendas parlamentares a exemplo de R$ 50 mil da Deputada Federal Carmem Zanotto, para uso na Assistência Social. Elaboramos vários projetos que estão em tramite a exemplo do Centro de Convivência da Assistência Social, uma ampliação do CRAS para oficinas realizadas dentro do equipamento para o público Alvo da Assistência inserido no Programo Bolsa Família e PAIF (Programa de Atendimento Integral as Famílias). Estamos aguardando um veículo novo que deve vir nos próximos meses, organizamos todos os recursos Estaduais e Federais que vem para os serviços prestados, além de fazer várias ações programadas pela equipe durante os anos. Ações voltadas as Crianças, jovens, adultos e idosos no âmbito da Política de Assistência Social.
Como trabalhei na parte administrativa da Secretaria posso dizer que tivemos sempre o respaldo da prefeita Chica na questão orçamentária para a Secretaria, principalmente do que diz respeito aos Benefícios eventuais (Auxilio Funeral, Auxilio Natalidade, Vulnerabilidade Temporária (auxilio Alimentação), Calamidade Pública.
Fica feliz pela experiência no comando da secretária?
R - Com certeza estou muito feliz e realizada pela experiência por ter assumido o comando desta Secretaria por três anos e três meses, não posso deixar de agradecer a prefeita Chica por essa grande oportunidade que proporcionou em minha vida.
Experiência única, que com certeza vou levar em minha caminhada. Posso dizer que essa secretaria é uma secretaria especial por trabalhar com muitas situações de famílias, e que são sigilosas e que todos que trabalham neste setor são éticos. Posso aqui pronunciar muitas palavras, mas não consigo mensurar o quanto essa experiência por estar à frente desta pasta me deixou realizada e muito feliz.
Na sua opinião, o que a próxima pessoa que comandar o setor vai ter de missão?
R - A grande missão da pessoa que comandar esta pasta é dar continuidade nos serviços prestados. E trabalhar cada vez mais para melhorar as políticas de Assistência Social para que cada dia avançamos mais na área Social para atender cada vez mais e com qualidade as pessoas que precisarem da área social.
Quais os próximos passos da Nane?
R - Então, Hoje a nane está saindo do comando da Secretaria de Assistência Social por um projeto político. Estou saindo seis meses antes do período eleitoral justamente por prazos a ser cumpridos, pois vou buscar um espaço no legislativo, sou pré-candidata a vereadora, pois acredito que posso fazer ainda mais pelo município de Salete. Eu nane já venho a muitos anos no almejo de contribuir para o nosso município ocupando espaços que conseguimos ter acesso a recurso para trazer para a população, tive a grande experiência de Assumir uma Secretaria, onde não posso de deixar de mencionar que fui a primeira Secretária da Secretaria de Assistência Social com a confiança que a prefeita Chica me proporcionou, e hoje quero dizer que quero e vou continuar a minha caminhada para continuar na construção e no avanço do município.
Se a prefeita Chica me deu a oportunidade e a confiança de comandar uma secretaria tão importante, e onde acredito que foi um período de muitos avanços, tenho a coragem e a confiança da pessoa da prefeita Chica para continuar trilhando um caminho para o bem comum de todos.
Acredito plenamente que o almejo que tenho e com a experiências e contatos com pessoas que pensam igual a mim de fazer sempre um pouco a mais para a sociedade ter cada vez mais qualidade de vida, posso sim trilhar um caminho na busca de fazer o bem para quem precisa. Por isso estou me desligando da Secretaria para buscar em outros caminhos algo a mais para cada cidadão deste município, onde nasci, cresci e vivo com minha família.
Também não posso deixar de mencionar aqui meu grande obrigado a todos os membros da minha família, que sempre estiveram me apoiando nas decisões que tomo. Pois eles também acreditam no bem, e são pessoas que querem ver o bem do próximo.
E com certeza Agradecer a Deus por me proporcionar a vida. Pois sem ele não somos ninguém e não fazemos nada.
Deixe seu comentário