logo RCN

Mais de 50 agricultores serão beneficiados por programa de calcário

Terra-Boa

Os agricultores de Salete já iniciam o processo de adesão ao Programa Terra-Boa, do Governo do Estado e em parceria com o Município. No total serão disponibilizadas 765 toneladas de calcário, distribuídas para 51 produtores, que possibilitarão a correção do solo para aumentar a produtividade nas lavouras.

Na terça-feira, dia 18 de abril, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente junto da Epagri local finalizou o ciclo de reuniões para tratar de diversos assuntos voltados à agricultura familiar, incluindo a adesão dos produtores ao Programa Terra-Boa. O encontro ocorreu às 14h, no auditório da câmara de vereadores.

Quem tiver interesse ao programa deverá seguir uma série de exigências, destaca o engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri, Ricardo Probst. ?Agora passamos para a fase de recebimento dos solos para a análise. Temos alguns produtores que já efetuaram este procedimento no ano passado e também podem ser contemplados. Já foram enviadas cerca de 50 amostras ao laboratório e breve chegará o resultado?.

A entrega do solo pode ser feita de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Epagri. O extensionista comenta que, finalizada as 765 toneladas e havendo demanda, será buscando a viabilização de mais cargas de calcário para o município de Salete.

Uma boa notícia aos agricultores é que a Administração Municipal também subsidiará parte do frete do calcário. Cada contemplado receberá R$ 348,00 para o pagamento do transporte da mineradora até a propriedade.

Para a secretária, Anadir Koch Belli, as reuniões foram muito importantes, pois uniram os produtores com as ações da Administração Municipal. ?Explicamos vários assuntos pertinentes ao setor, como por exemplo, programa de calcário, subsídios de horas de máquinas, imposto de renda para agricultores, produção de grãos com sustentabilidade. Além disso, foram escolhidos os novos representantes das comunidades para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Salete ? CMDR, que tomarão posse em maio?.

O Terra-Boa é um dos programas mais tradicionais da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e, há mais de 20 anos, beneficia os produtores rurais catarinenses com a subvenção para aquisição de calcário, sementes de milho, kit forrageiras e kit apicultura. Com o Programa, o Governo do Estado quer aumentar a produtividade nas lavouras catarinenses, além de incentivar os investimentos na melhoria de pastagens e na apicultura. Os produtores têm acesso ainda a sementes de milho de alta tecnologia, obtendo maior produtividade por área plantada.

Anterior

Competições esportivas serão retomadas em Salete

Próximo

Cidade de Salete recebe melhorias de urbanização

Deixe seu comentário