logo RCN
Salete

Gestantes contarão com serviços de parto próximo do município

A Administração Municipal de Salete firmou nesta semana o convênio que deixa as gestantes mais acolhidas e seguras. Em sessão extraordinária na última quinta-feira (09) o Poder Legislativo aprovou o projeto de lei que autorizou a contratação e o pagamento para os serviços de parto.

Assim que chegou o projeto de lei foi sancionado pela prefeita Solange Schlichting (Chica). Conforme previsto no documento, a Administração Municipal pagará R$ 51.200,00 a Associação de Redeh Beneficência Cristã, para a prestação do serviço de sobreaviso de corpo clínico para a especialidade de obstetrícia. O valor será dividido mensalmente, até dezembro, podendo ser prorrogado no próximo ano, caso atenda a necessidade.

Os partos normais ou cesárias serão gratuitos para as gestantes, pois serão custeados pelo Município, e ocorrerão no Hospital e Maternidade Dona Lizete, em Taió. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a atual demanda mensal é de oito a dez gestantes que buscam pelo serviço.

A prefeita Chica destaca que, para que inicie os serviços de parto, primeiramente será feita uma reunião para definir os detalhes. "Estamos organizando um encontro entre os médicos daqui de Salete e os do Hospital e Maternidade Dona Lizete de Taió para que tudo fique alinhado, se discuta a forma de atendimento, dentre outras situações. O mais breve isto ocorrerá".

Para a secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp, é uma alegria esta nova ação do Governo Municipal voltada à área da saúde. "A importância da realização deste convênio é o bem que vamos proporcionar as gestantes que tem que se deslocar para longas distâncias do nosso município, pegar a BR 470, correr riscos e muitas vezes ficarem sozinhas, pois os acompanhantes tem a dificuldade de ficarem juntos. Também tem a questão do transporte, imagina como é sofrido ficar dentro de uma ambulância cerca de 45 min até Rio do Sul, em trabalho de parto. Parabéns para a administração por este gesto, pois será mais conforto para as mamães e os bebês que vão nascer a partir de agora pertinho de casa", comentou.

Chica também comemora a importância do convênio. "Eu sou mãe, sabia da dificuldade das gestantes e vinha buscando desde o início da administração resolver esta questão. Agradeço ao Poder Legislativo que se sensibilizou e aprovou o projeto de lei que nos permite beneficiar as mamães. Buscamos sempre fazer uma gestão mais humanizada, de atenção às pessoas".

 

Anterior

Domingo tem Costelada beneficente do Rotary Club de Salete

Próximo

Salete em Dança abre inscrições gratuitas

Deixe seu comentário