logo RCN
Salete

Agricultura em ação

  • Divulgação / Assessoria de Imprensa -

Novos projetos e iniciativas que beneficiem as famílias do meio rural. Os agricultores do município de Salete terão uma atenção especial na administração da prefeita Solange Schlichting (Chica) e do vice-prefeito, Adroaldo Brocardo.

A secretária do setor, Anadir Koch Belli, já realiza visita às propriedades e discute ações que beneficiem os agricultores. Além disso, na quinta-feira (05) e o secretário de obras, João Kniess, percorreram as estradas do interior do município para verificar as condições de trafegabilidade. Conforme vistorias nesta semana serão atendidos os locais necessários por reparos.

Apoio a culturas diversificadas

Em passagem pela comunidade de Santa Margarida, a secretária de agricultura, Anadir Koch Belli, visitou a cachaçaria artesanal Schmidt, localizada na tifa Warmeling. No ano de 2009 Antonio Schmidt e o filho Valdir iniciaram o sonho produzir na propriedade dois tipos de cachaça, a branca e a de barril envelhecida.

Antonio calcula que tenha estocado em tonéis cerca de 70 mil litros. Toda a produção vem da cana de açúcar cultivada em terras da família e o envasamento da bebida é feito por eles, em garrafas de vidro ou plástico, com a colocação do rótulo da cachaçaria. O processo é feito manualmente.

Segundo o filho Valdir, um dos desafios que eles precisam superar é a comercialização da produção, já em grande quantidade estocada, e a ideia dos produtores é exportar a bebida. Para que isso aconteça, eles terão que fazer uma série de adequações na estrutura atual, conforme indicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Na visita a secretária de agricultura, Anadir Koch Belli, garantiu que irá auxiliá-los na busca pela regularização do espaço de produção e na posterior comercialização da bebida.

A cachaça Schmidt somente é encontrada a venda na propriedade ou em eventos que os produtores são convidados a expor. Para os apreciadores uma dica, o preço é sugestivo e, além disso, pode ser feita a degustação no local.

Piscicultura é fonte para agregar a renda

Com o claro objetivo de estimular a diversificação da produção local, inserindo os produtores rurais dentro de uma política de maior geração de renda, a piscicultura mostra-se uma boa alternativa.

Já na primeira semana de trabalho, a secretária de agricultura, Anadir Koch Belli, acompanhou o técnico em agropecuária, Juares Loks, em algumas despescas em propriedades de agricultores do interior para a venda de peixes de diversas espécies.

Segundo Anadir, o apoio técnico com visitas de um profissional para auxiliar no manejo da cultura, além de campanhas de alevinos realizadas pela secretaria de agricultura e meio ambiente visando reduzir o valor da compra, será mantido pela Administração Municipal.

Anterior

Vereadores aprovam convênio com hospital de Salete

Próximo

Prefeita Chica começa mandato 'a todo vapor'

Deixe seu comentário