Obras de elevação da BR-470, em Laurentino, já estão em andamento |
A Administração Municipal de Salete por meio da Secretaria de Saúde lançou na segunda-feira (07) uma ação que pretende reunir um grupo de pessoas interessadas em realizar o teste de compatibilidade, para se tornar doador de medula óssea e de sangue. O exame será feito neste sábado (12) no Hemosc de Lages e o município disponibilizará o transporte.
Além de fazer o gesto solidário de doar sangue e salvar vidas, a iniciativa vem de encontro em ajudar o pequeno José Augusto, de dois anos e seis meses de idade, já diagnosticado com Síndrome de Down e que agora enfrenta um câncer agressivo no sangue.
"Em conversa com a prefeita Solange Schlichting (Chica) nos sensibilizamos com a situação da criança. Em contato com alguns familiares dele que são aqui de Salete buscamos unir o gesto da doação de sangue, de encontro à necessidade urgente de um doador de medula para o pequeno José Augusto", explicou a secretária de saúde, Josiane Kraieski.
Quem tiver interesse em se tornar doador pode entrar em contato com a familiar da criança, Roseles Inácio, para se cadastrar, o número de telefone é o 99656-0405, com whatsapp. A Administração Municipal fretará um ônibus com 46 lugares, que sairá às 5h30min deste sábado (12), em frente à Prefeitura de Salete, com destino ao Hemosc de Lages. A previsão de retorno é no início da tarde.
Para ser um doador de medula óssea
Você deve ter entre 18 e 55 anos completos e estar saudável;
Uma pequena quantidade de sangue (5 ml) será colhida de uma de suas veias;
Esse sangue será tipado no sistema HLA;
A classificação da sua medula será registrada no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea - REDOME;
No caso de um transplante, será verificada a compatibilidade entre a sua medula e a do paciente necessitado;
Se for compatível, outros exames serão necessários. Por isso, é importante que os seus dados como endereço, telefones e outras informações estejam sempre atualizados.
Para ser um doador de sangue
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Deixe seu comentário