Oficializado pela Lei 1.559, de 21 de novembro de 2006
O jovem riocampense Jean Carlos Külkamp, de 25 anos, que atua como Secretário de Administração e Finanças na Prefeitura de Rio do Campo, é o compositor da letra do Hino do Município.
O concurso para compor o Hino ocorreu no segundo semestre de 2006, através da Casa da Cultura do município. O interesse em participar surgiu pelo incentivo recebido na escola "O professor Seno, na época meu professor de matemática, no 2º ano do ensino médio, na EEB. Dr. Fernando Ferreira de Mello, membro da Comissão instituída para a Elaboração do Hino de Rio do Campo, comentou em sala, da abertura do Edital para a elaboração do Hino de Rio do Campo. Por coincidência, citou-me como exemplo para explicar de que forma iria acontecer o processo de escolha. Isso me deixou bastante entusiasmado e me instigou a encarar esse desafio", comenta Külkamp.
Como o compositor da letra do Hino do Município, Külkamp acredita que a letra do hino corresponde bem com as características do município "Faz homenagem aos colonizadores e ao trabalho do nosso povo. Além disso, a letra foi inspirada no sentimento de patriotismo".
Na época quatro Duplas participaram do concurso, que possibilitava uma pessoa ter a autoria da letra e outra a composição da música.
Külkamp demorou em torno de 30 dias para compor a letra do Hino, mas não tem o hábito de escrever "Cheguei a criar versinhos quando criança, gostava de escrever poesias rimadas, depois da autoria do Hino de Rio do Campo cheguei a participar de um concurso nacional com uma poesia, na qual não fui premiado, mas após isso não produzi mais nada nesse sentido".
Na época Külkamp recebeu uma premiação "Recebi uma Placa de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores, em uma sessão solene, que guardo com muito zelo e que para mim tem um valor sentimental muito grande", afirma e acrescenta que sentia confiança para ganhar o concurso "Por mais difícil que poderia ser, pela qualidade dos competidores, que por sinal criaram textos magníficos, que não deveriam ficar no esquecimento, tinha uma confiança muito grande de que eu seria capaz".
A notícia que o Hino de Külkamp foi escolhido ocorreu com glamour "Em 16 de outubro de 2006, reuniu-se a comissão instituída para a Elaboração do Hino de Rio do Campo, junto com os quatro autores das letras que concorriam. Inicialmente foram ouvidas as quatro produções musicais e posteriormente foi anunciado que o que seria executado era o vencedor. Foi muito grande a emoção, não tenho condições de descrever aquele momento", finaliza. Külkamp.
Deixe seu comentário