A Secretaria de Obras de Rio do Campo mobilizou seu maquinário durante os primeiros 20 dias do mês de novembro, para executar trabalhos nas cabeceiras de uma ponte na localidade de Santa Maria. Estes serviços tratam-se de uma preparação para ponte receber uma estrutura de concreto, também chamada de kit de transposição. 

O mesmo tipo de trabalho foi executado e concluído em Ribeirão Carneiro, Ribeirão Caçador, Tamanduá e Varaneira. Com a implantação das pontes de concreto a necessidade de manutenção será reduzida drasticamente, devido à resistência da estrutura ser consideravelmente maior em comparação às antigas pontes de madeira.

O Secretário de Obras, Erich Janning, em entrevista ao Jornal A Tribuna do Vale, explicou que a construção de uma das cabeceiras foi realizada com facilidade, já que sua respectiva base se apoiou na laje de pedras do solo. Já a outra extremidade exigiu mais mobilização de equipe e máquinas para ser construída. Erich explica que neste caso, um "estaqueamento" foi realizado.

Este serviço teve um custo de cerca de R$ 20 mil. Essa é a contrapartida do município para receber os kits de transposição. Aproximadamente 15 famílias serão beneficiadas com a nova estrutura.
A Secretaria comandada por Janning ainda desenvolveu trabalhos recentes de nivelamento de estradas nas Gerais de Alto Rio do Campo e Rio Waldrich. Houve ainda conserto de pontes nas localidades de Anta Branca e Santa Maria