"É com imensa satisfação, que divulgamos a criação da ASAVI - Associação dos Surdos do Alto Vale do Itajaí", relata o Riocampense Vilmar Kulkamp que está na função de vice-presidente. A associação foi fundada remotamente no dia 04 de julho de 2020. A sede fica em Rio do Sul e abrange mais vinte e sete municípios do Alto Vale, totalizando os vinte e oito municípios. O projeto de formação da Asavi teve início em 2019.

Conforme Vilmar, a união e a valorização da comunidade surda são dois dos objetivos principais da associação "São nossos objetivos: unir a comunidade surda, disseminar e valorizar a libras, promover a interação entre pessoas surdas, seus familiares e usuários das libras. Também desenvolver atividades socioculturais, educacionais, desportivas e recreativas", explica o Riocampense. Estabelecer parcerias com órgãos públicos e privados, auxiliar na inclusão ao mercado de trabalho, tal como orientar e defender as legislações pertinentes à comunidade surda, também são metas do projeto.  

"Se você é capaz, de perceber o surdo como minoria linguística e cultural, um ser humano escrevendo sua própria história, por vezes enfrentando privações e barreiras sociais, para terem seus direitos respeitados, então, convido vocês a participarem e apoiar a ASAVI", expressa Vilmar.