Durante sexta-feira (24), um mutirão entregou mais de 10 mil máscaras pelo município. A ação envolveu cerca de 45 servidores públicos que percorreram todas as localidades do município realizando entregas e orientações sobre o uso adequado das máscaras.

O mutirão foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. Essa distribuição é uma medida emergencial para prevenção ao coronavírus. A proteção facial já vinha sendo apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do covid-19. Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como políticas públicas em Rio do Campo.

No município todas as pessoas que circularem por locais públicos como ruas e praças precisarão usar máscara. Para entrar em estabelecimentos comerciais, privados ou públicos também é obrigatório o uso da proteção facial.

Conforme recomendação as máscaras devem ser usadas por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.


Recomendações

A máscara deve ser colocada a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança acima das orelhas e abaixo da nuca, para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la, não fique ajustando a máscara na rua. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Troque a máscara a cada duas horas ou sempre que apresentar sujeira ou umidade.

Em casa, remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente. Lave as máscaras usadas em diluição de água e água sanitária. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável. Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois lave com água e sabão.