A Comunidade do Caçador, em Rio do Campo, recebeu na segunda-feira, dia 17, um kit de transposição de obstáculo da Defesa Civil Estadual, com comprimento de 12 metros e com capacidade para tráfego de até 45 toneladas. A obra representa importante melhoria para as comunidades do Caçador e Serrinha.

Esse kit foi solicitado pelo município de Rio do Campo junto à Defesa Civil Estadual em julho de 2019, sendo que o termo de compromisso foi assinado alguns meses depois. A Defesa Civil, por meio desses kits, promove a substituição de pontes deterioradas, por estruturas em concreto, que são pré-fabricadas e com um custo mais baixo para sua execução do que os padrões existentes no mercado.

A substituição se deu porque a ponte antiga que possuía cabeceira e laje em concreto e vigas metálicas ficou comprometida devido ao tempo de vida útil e às frequentes chuvas da região.

Para o período que a localidade estava sem acesso, construiu-se uma ponte em madeira que servia para trânsito de veículos e pessoas. Essa ponte deve ser demolida nos próximos dias, visto que faltam apenas alguns detalhes para que seja liberado o trânsito sobre a ponte nova. 

Vale destacar, que antes da execução do kit transposição, teve que ser feita uma realocação da rede de energia elétrica que passava sobre a obra, pois atrapalharia no lançamento do kit e no trânsito de veículos de carga. Nesse sentido um poste antigo que já estava comprometido foi substituído por um novo em outro local. Essa troca foi executada pela Celesc.

A Prefeitura fez essa solicitação em fevereiro e foi atendida recentemente. A troca foi executada pela Celesc e custeada pela Prefeitura de Rio do Campo. Imediatamente após a mudança, o poder público fez contato com a Defesa Civil que instalou a nova ponte.

Muitas propriedades são diretamente beneficiadas com a obra, que favorecerá no transporte escolar, e ainda para o escoamento das produções e o trânsito dos moradores.