
Professores de SC
Indianara Pandini -
A equipe gestora do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida de Rio do Campo vem se empenhando para trazer ao município profissionais de diversas especialidades na área da saúde, para oferecer atendimentos à população do município no próprio espaço do hospital. Conforme eles, a fim de evoluir no âmbito saúde e qualidade de vida.
Dentro do objetivo, recentemente a profissional em psicologia Indianara Pandini - CRP 12/10772, natural de Salete, de 28 anos, iniciou atendimentos no hospital. Indianara é psicóloga formada e atuante na área há 07 anos e também é especializada e atua como neuropsicóloga há 03 anos. Sua especialização em Neuropsicologia Clínica ocorreu entre os anos de 2012 a 2015 na cidade de Curitiba (PR). Deste modo possui formação e suporte para atuar em ambas as áreas.
Nesta semana Indianara concedeu uma entrevista ao JATV e pontuou seus objetivos e desafios junto à população de Rio do Campo e Santa Terezinha que procuram atendimentos na entidade. Acompanhe na sequência a 'Entrevista da Semana' com a profissional.
JATV: Especializada em Neuropsicóloga e Psicoterapia, você pode nos falar um pouco sobre sua profissão?
Indianara: Na área da psicologia, atuo com psicoterapia voltada para as diversas fases da vida, desde a infância, adolescência e fase adulta. Meu papel enquanto psicóloga clínica é proporcionar e conduzir meus clientes ao processo de autoconhecimento, buscando compreender as angústias, medos, dificuldades, fragilidades, pensamentos e comportamentos, minimizando sofrimentos e evidenciando potencialidades.
Já na área da neuropsicologia, tenho como princípio correlacionar as relações existentes entre o cérebro e o comportamento humano (neurologia x psicologia), buscando compreender como lesões, alterações genéticas, malformações ou qualquer outro agravo que afete o sistema nervoso, podem causar déficits em diversas áreas do comportamento e cognição humana.
Dentro desta área, realizo a avaliação neuropsicológica, que é uma investigação aprofundada das funções cognitivas, sensoriais, motoras e sociais do indivíduo, tendo como objetivo identificar algum comprometimento funcional ou neurológico, como também as áreas que se mantiveram preservadas. Para isto, realiza-se uma bateria de testes padronizados que analisam a relação entre comportamento e funcionamento cerebral, a fim de auxiliar no diagnóstico, na compreensão da extensão das perdas funcionais do indivíduo, estabelecendo posteriormente tipos de intervenções específicas e desenvolvendo um plano de reabilitação para cada indivíduo.
Costumo dizer que meu papel enquanto psicóloga e neuropsicóloga é poder contribuir para um desenvolvimento saudável e buscar sempre a qualidade de vida de um modo integral a todos meus clientes.
JATV: Como surgiu o desejo de seguir essa carreira?
Indianara: Meu desejo em seguir a área de humanas veio muito antes da formação universitária. Venho de uma família formada por 'alguns' professores, acompanhei toda trajetória especial de minha mãe na educação infantil, inclusive sua formação em pedagogia, foi neste momento que iniciou meu despertar em relação às áreas voltadas ao desenvolvimento infantil e humano e quanto mais estudava a respeito da área, apesar da pouca idade, mais me encantava. Após a conclusão do ensino médio, minha decisão voltada ao curso superior foi sem dúvida a psicologia, durante os 05 anos de formação sempre estive envolvida com projetos e oficinas voltadas ao desenvolvimento e estimulação infantil.
Quanto a área de neuropsicologia, meu interesse surgiu logo após a conclusão do curso universitário, pois durante minha formação acadêmica atuei na área de educação especial e lá permaneci durante os 05 anos. Encantada com minha prática na área educacional busquei me especializar na área na qual mais me identificava, pois por meio da neuropsicologia consigo avaliar, identificar e estimular não somente a área infantil, mas sim, todas as áreas do desenvolvimento humano.
JATV: Recém-chegada no município, o que você espera proporcionar à comunidade?
Indianara: O principal objetivo com minha vinda ao município de Rio do Campo é poder desempenhar um trabalho de qualidade trazendo bons resultados. Pois, a meu ver é possível trazer profissionais especialistas e com uma boa qualificação ao município, proporcionando assim, comodidade aos clientes que nos procuram.
Diante de minha formação, quero poder proporcionar uma escuta ativa, amenizando o sofrimento daqueles que me procuram, como também auxiliar sempre no desenvolvimento intelectual, emocional, enfim, no desenvolvimento integral do indivíduo, buscando qualidade de vida.
JATV: Como devem proceder as pessoas que desejam fazer uma consulta?
Indianara: Aos interessados em conhecer melhor meu trabalho e queiram agendar uma consulta, podem entrar em contato com o Roberto Pires de Souza, Gestor do Hospital de Rio do Campo, seja pessoalmente ou através do telefone 47 98430-0695, ou comigo mesma pelo telefone 47 99928-2305.
JATV: Qual a mensagem que você deixa para a comunidade?
Indianara: Para finalizar quero agradecer o convite do gestor do Hospital de Rio do Campo, Roberto, que me convidou para aceitar o desafio de trazer ao município, profissionais de diversas especialidades, buscando evoluir no que se refere à saúde e atendimento à população do município.
Aos munícipes deixo uma breve reflexão: O ser humano é resultado de sua história, nascemos com características biológicas/genéticas e necessitamos de apoio externo para nos desenvolver saudavelmente, pois somos influenciados e influenciamos no decorrer de toda nossa vida.
Simbolicamente, imagine-se uma sala escura que você não conhece e vai entrar pela primeira vez, o papel do psicólogo é acender a luz, com a claridade você poderá ver o que tem na sala e decidir o que quer fazer com isso, onde quer sentar, se quer mudar algo de lugar, se vai trocar a mobília ou a cor das paredes, etc? Algumas pessoas acreditam erroneamente, que o psicólogo esta lá para dizer o que você deve fazer com sua vida e por isso não o procuram. A psicologia é uma ciência e uma profissão que tem como objeto de estudo o comportamento humano. O psicólogo é um profissional treinado e habilitado para conduzi-lo nesse difícil processo de autoconhecimento, seu papel é iluminar o caminho para permitir que você faça escolhas, pois é difícil escolher no escuro.
Assim, psicoterapia é um processo de busca de conhecimento e desenvolvimento pessoal e principalmente de ajuda. Então, quando necessitar, seja humano e reconheça que todos possuímos fragilidades e necessitamos de auxílio em busca da nossa qualidade de vida, procure por um profissional capacitado que poderá oferecer o melhor tratamento a você.
Sempre estarei à disposição da comunidade de Rio do Campo e região oferecendo meu conhecimento e experiência a quem estiver necessitando.
ÚLTIMAS
Professores de SC
Peixe alienígena
Alto Vale do Itajaí
Alto Vale do Itajaí
Indaial
Ligação Alto Vale e Planalto Norte
Educação
Tempo
Política
Celebridades
Taió
Rio do Campo
Deixe seu comentário