
Saúde Mental
JATV -
O Prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis, publicou em sua página em uma rede social uma série de vídeos onde mostrou que grande parte do maquinário da Secretaria de Obras do município está em pleno funcionamento. No último final de semana, o governo municipal foi acusado, pelas redes sociais, de cometer descaso com seus equipamentos.
Máquinas, caminhões, trator sem pneus, baixo nível de óleo em motoniveladora, veículos abandonados, entre outras imagens, compuseram uma publicação que que se espalhou entre os moradores de Rio do Campo.
"Os que logicamente precisam e pagam seus impostos como todos, são discriminados a olhos nus", diz trecho da publicação. Outra frase que acompanha as imagens é "Temos um novo prefeito do qual nem conheço, mas a fama é grande um tal de bim bilk [Antenor Bilk], deve estar recebendo pelo prefeito...pois o mesmo encontra desaparecido, mas creio que deva tá recebendo". "É uma vergonha isso", comenta um usuário da rede.
O Secretário de Transportes e Obras, Antenor Bilk, foi ofendido em um dos vídeos da publicação por uma pessoa que sem autorização entrou na área restrita da Garagem da Prefeitura e fez imagens.
Após apuração das publicações e das acusações, constou-se que a veracidade das informações é questionável. Com o advento das Fake News (notícias falsas), essa publicação pode se encaixar nesse termo.
Nível do óleo da motoniveladora
Uma informação falsa compartilhada pelas redes sociais foi a de que uma das motoniveladoras do município não tinha condições de trabalho. O Prefeito Rodrigo Preis, quarta-feira (18), foi até a localidade de Serra do Mirador, onde a máquina estava realizando trabalhos para mostrar como é feita a manutenção do equipamento, em conversa com um operador da máquina.
"Vocês podem perceber que esta máquina está trabalhando e em perfeitas condições", afirma Rodrigo em um vídeo divulgado no mesmo dia. "É muito visível que os pneus estão bons para trabalhar, ela está toda engraxada, no final de semana ela foi para o pátio para fazer as devidas manutenções", disse o prefeito que ainda citou que havia um problema na escada que já foi consertado, conforme mostrado no vídeo. De acordo com o Prefeito, quem trabalha no dia a dia com máquinas, sabe que defeitos surgem e que precisam ser consertados.
Conforme o operador de máquinas, Dienso Murara, disse que quem viu as imagens deve ter pensando que as máquinas estavam descuidadas, mas a verdade é o contrário disso "A gente toda a manutenção de engraxamento a cada semana. Sobre a escada, é algo que acontece no dia a dia pois estamos trabalhando diariamente. Semana passada trabalhamos a semana inteira", explica.
Quanto ao nível do óleo baixo, Dienso conta que o fato se deu em virtude do prazo de manutenção ter sido excedido. No entanto, a máquina estava no pátio durante a sexta-feira (13), para essa manutenção, conforme programado, incluindo troca de filtro de óleo e de ar.
O Prefeito Rodrigo explicou que o modelo da máquina em questão, exige que a medição do óleo seja feita com o equipamento ligado e não desligado como circulou no vídeo da semana anterior. O operador demonstrou em vídeo a medição do nível de óleo da motoniveladora.
"Naquele vídeo, podemos perceber que o nível do óleo está abaixo quando a máquina está desligada, mas se aquele operador tivesse ligado a máquina, ela estaria no nível", destacou o Prefeito, desmentindo a publicação.
Máquinas estão concluindo obras
Ainda na quarta-feira, Rodrigo visitou, em Varaneira, a conclusão da construção de uma ponte que havia caído. No local, mais uma das máquinas da Prefeitura estava trabalhando.
"Estamos concluindo uma ponte para a comunidade de Varaneira e podemos ver as imagens dessa máquina, que está boa e em perfeitas condições, realizando os trabalhos nesta localidade".
Ambulância e caçamba estão recebendo manutenção
O Prefeito Rodrigo Preis visitou a oficina mecânica que venceu uma licitação para realizar consertos em uma ambulância e um caminhão caçamba do município.
"Problemas mecânicos acontecem e precisam ser reparados", disse o Prefeito. Sobre a ambulância, Rodrigo disse que devido a problemas financeiros, a manutenção do veículo demorou mais para acontecer.
Também havia a expectativa de que o Governo do Estado, em 2016, enviasse uma ambulância para o município. O Secretário de Desenvolvimento Regional, da então SDR Taió, havia garantido na época o recebimento do veículo. Mas sem nenhuma explicação, após as eleições municipais, no ano seguinte, o veículo foi destinado para outro município. Todos os seis municípios da regional seriam contemplados com uma ambulância ou uma Van.
A ambulância em questão, que já havia sido doada pelo Estado, ainda não tinha a documentação regularizada, por isso não podia receber a manutenção até que o Estado liberasse o documento para o município. "Temos como comprovar isso", afirma o Prefeito Rodrigo.
Esse motivo também atrasou a manutenção. Assim que o Estado oficializou a doação, o processo licitatório foi imediatamente encaminhado e os trâmites realizados. O veículo já está quase pronto em uma mecânica na cidade de Santa Terezinha.
"O caminhão deu um problema na parte de motor e não conseguimos concluir isso no final do ano passado e fizemos neste ano a licitação. Apesar de as peças para reposição ainda não terem chegado, o prazo para entregar o caminhão ainda não terminou", salienta o Prefeito Rodrigo.
Ambas licitações foram amplamente divulgadas, conforme determina a legislação para que o município conseguisse uma boa manutenção pelo melhor preço, explica o Prefeito Rodrigo.
Motoniveladora e trator no chão e sem pneus: não é verdade
O Prefeito Rodrigo Preis foi até a Garagem da Prefeitura desmentir mais uma informação falsa. Segundo o boato, uma das motoniveladoras do município e um trator, estavam no chão e sem pneus.
Os dois veículos citados aparecem com pneus e em condições de trabalho no vídeo publicado pelo Prefeito Rodrigo na quarta-feira (18). As fotos divulgadas são antigas e foram feitas em uma data onde as duas máquinas estavam em manutenção. Rodrigo reforça que o trator e a motoniveladora "Estão trabalhando há mais de 20 dias".
Rodrigo ainda questionou o método para recapagem dos pneus dos equipamentos "Eu não conheço uma tecnologia que não tenha que tirar os pneus e leva-los até uma recapadora para que se possa fazer a recapagem dos pneus. Então essas pessoas que postaram as fotos, poderiam nos mostrar essa tecnologia que eles querem que seja feito", ironiza o Prefeito.
Nova garagem abrigará maquinário do município
O Secretário de Obras, Antenor Bilk, comenta sobre a realização da manutenção do maquinário "Procuramos sempre fazer a manutenção das máquinas nas horas certas. A máquina trabalha, depois vem para o pátio, é feita a troca de óleo, filtro. Então é feita toda a manutenção necessária porque são máquinas boas e novas".
Bilk garante que as máquinas estão em perfeito estado "Quem viu nas últimas duas semanas, em Alto Rio do Campo, Rio da Prata, o que foi feito, saberá que as publicações das redes sociais são mentira".
Antenor criticou ainda quem espalhou as informações e lamentou também a ofensa que foi narrada em um vídeo que acompanhou a publicação. A ofensa teria sido feita por uma pessoa que sem autorização, entrou na área restrita da garagem à funcionários. "Isso é coisa de gente pequena", desabafou.
Binho, como também é conhecido o secretário, citou ainda que as máquinas se voltarão para a localidade Santa Maria e Alto Taiozinho para realizar trabalhos. "O serviço acontece todo dia. Estamos sempre em contato com o prefeito para encaminhar os trabalhos".
"Se tem um caminhão parado pode ter certeza que é porque ele está em manutenção", garante Antenor.
Rodrigo declarou que cobra do Secretário de Obras boa manutenção do maquinário e que ele é encarregado de exigir e fiscalizar bons cuidados dos operadores.
Veículos da Receita Federal depende de órgão de trânsito
Veículos que foram doados ao município pela Receita Federal aguardam posição do órgão de trânsito de seu respectivo estado para liberação. Até então, o município não tem como coloca-los em circulação.
ÚLTIMAS
Saúde Mental
Saúde
Acidente
Professores de SC
Peixe alienígena
Alto Vale do Itajaí
Alto Vale do Itajaí
Indaial
Ligação Alto Vale e Planalto Norte
Educação
Tempo
Deixe seu comentário