
Professores de SC
- Por: Jornal A Tribuna do Vale - www.jatv.com.br
Encerra-se nesse mês o mandato dos prefeitos em todo o Brasil. Em Rio do Campo, não é diferente. Apesar da cidade ter tido dois vices diferentes nos últimos oito anos, o prefeito foi o mesmo: Rodrigo Preis (PT). Rodrigo deixou a sua marca ao lado de Mário Henrique e Alex Losi nos dois mandatos que conquistou através das eleições de 2012 e 2016. Nesta semana, Preis recebeu a equipe do Jornal A Tribuna do Vale para falar um pouco sobre sua atuação frente ao executivo municipal.
O prefeito afirmou que várias obras e conquistas foram realizadas nos últimos anos. Em sua memória, a pavimentação de diversas ruas sem a cobrança da taxa de contribuição dos moradores foi a primeira lembrança. Diversas ruas foram calçadas, seja com recursos próprios ou com a ajuda de deputados e dos governos das esferas estadual e federal. Construções como o Centro de Convivência do Idoso, escola e ESF's também mereceram registro.
Um dos grandes orgulhos da atual gestão foi a compra de veículos para a Secretaria da Saúde. Antes do governo de Preis, o município tinha menos de dez carros à disposição da secretaria. Agora, são vinte carros que ajudam a população nos momentos mais críticos, que é quando precisam de atendimento médico em alguma das especialidades fora de Rio do Campo.
"Lembro muito bem que em 2012, já tinha sido eleito prefeito, mas ainda não tinha assumido. Naquela ocasião, fui provocado por algumas lideranças do hospital, pois se falava em fechar o hospital. Assumimos o desafio junto à diretoria daquele momento e também das diretorias que passaram desde aquela época, e o governo junto com a comunidade, deu o suporte e deixamos sempre o hospital de portas abertas", lembra Preis.
Ainda na área da saúde, destaque para a contratação de médicos. Historicamente, apenas dois profissionais da medicina atendiam na saúde. Hoje, esse número dobrou, são quatro médicos. As práticas integrativas tão difundidas nos últimos anos, também foram lembradas pelo Prefeito.
Os investimentos na agricultura tiveram destaque. Implementos agrícolas adquiridos pela Prefeitura ajudaram o árduo trabalho de quem vive na zona rural, e de lá, tira o seu sustento. Os agricultores puderam contar com o auxílio de assistência técnica e do Serviço de Inspeção Municipal. No setor da Assistência Social, o grande destaque foi o programa "Família Acolhedora". Rio do Campo foi pioneiro em acolhimento de idosos no Alto Vale e um dos primeiros de Santa Catarina. O município também acolhe crianças e adolescentes desde 2014, através do mesmo serviço.
O retorno da "esquecida" Festa das Origens também foi um marco do governo de Rodrigo Preis. Grandes nomes da música tradicionalista e sertaneja desfilaram pelos palcos municipais. Em 2020, a festa foi cancelada devido à pandemia. Porém, nas próximas edições, o município poderá sediar o evento no novo Centro de Eventos que está sendo construído no Parque Municipal. Já na Educação, a valorização dos profissionais e o auxílio no transporte dos universitários para outras cidades da região, tiveram destaque.
Eficiência, transparência e dinheiro em caixa
No setor administrativo, a modernização e a transparência nos atos públicos mereceram a citação do atual prefeito. "Todas as licitações foram publicadas na internet, possibilitando maior concorrência e menor preço nas compras", destaca Preis.
Rodrigo crê que a forma em que será lembrado futuramente, dependerá muito do olhar da população. Porém, com o fechamento de contas nos oito anos do seu governo aprovados pelo Tribunal de Contas e Câmara de Vereadores, mostram o zelo com os recursos públicos e a responsabilidade nos investimentos feitos. "Além disso, deixaremos dinheiro em caixa. Pagamos os fornecedores sempre em dia, diferente de quando a gente assumiu e também de outras gestões do passado. Deixaremos o município tranquilo na questão financeira, devido à organização administrativa", acredita Preis.
Durante a entrevista, Rodrigo contou que para muitas famílias, poderá ser lembrado por pequenos atos, como resolver o problema dos filhos de alguns casais com obras simples como ponto de ônibus, tirando as crianças da chuva. Para Preis, será motivo de orgulho. Assim como poderá ser lembrado por grandes obras, como as seis pontes de concreto que ajudaram a população de vários bairros e principalmente comunidades da cidade.
Eleições 2020
O PT, partido do atual prefeito, apoiou nas últimas eleições o candidato Alemão Contezini que foi derrotado por Vidal Balak. Sobre isso, Preis afirma que a proposta apresentada pela coligação adversária foi mais bem compreendida e aceita pela população, levando Vidal a vencer o pleito. Preis deixa claro que preferia a continuidade da gestão para a certeza de que os atuais feitos tivessem sequência. Mas diz que está fazendo uma transição tranquila, disponibilizando todas as informações e documentos solicitados pela nova equipe que atuará na Prefeitura a partir do ano que vem. "Desejo sucesso ao Vidal e ao Acacio e que eles possam conduzir bem os trabalhos nos próximos quatro anos".
Mensagem Final
Despedindo-se do mandato no final de dezembro, Rodrigo fez questão de deixar uma mensagem especial para a população: "Só posso agradecer aos riocampenses pela oportunidade de permanecer frente ao município nos últimos oito anos, com mandatos atribuídos pela população junto com todo o meu grupo, os vices, vereadores e servidores. Não foi o Rodrigo que fez as coisas, foi a equipe. Para conseguir recursos de Brasília, dependemos de um bom gestor de convênios para a sua parte bem feita, além do engenheiro que precisa fazer o projeto bem feito. Dependemos também do parlamentar para indicar esse recurso. Posso estar na linha de frente, mas quem faz a coisa acontecer é a equipe. Quero também desejar sucesso à nova gestão de Vidal e Acacio, que possam dar sequência ao nosso trabalho e também trazer inovações. E certamente farão um bom trabalho para a nossa população. Estou à disposição da comunidade após doze anos de serviço público. Tenho minha propriedade para gerenciar e trabalhar na agricultura, que gosto muito de fazer. Estarei lá, mas não desligado do povo. Quero participar das festas de comunidades, porque a população de Rio do Campo sempre foi muito fiel, me elegendo vereador e prefeito. Muito obrigado".
ÚLTIMAS
Professores de SC
Peixe alienígena
Alto Vale do Itajaí
Alto Vale do Itajaí
Indaial
Ligação Alto Vale e Planalto Norte
Educação
Tempo
Política
Celebridades
Taió
Rio do Campo
Deixe seu comentário