No dia 27 de março de 2018, aconteceu no CETRAG- Centro de Treinamento da Epagri de Agronômica, SC, a solenidade de abertura do Curso Ação Jovem: Produção, Organização e Protagonismo, onde participaram 04 jovens do município de Rio do Campo, acompanhados de seus familiares, juntamente com o Extensionista Social do Escritório Municipal de Rio do Campo. Também participaram jovens e seus familiares, de outros municípios da região, autoridades Regionais e Municipais ligadas à Atividade Agropecuária, Polícia Ambiental de Rio do Sul e Técnicos da Epagri.

No dia o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Célio Haveroth, ministrou palestra com o título, Sucessão Familiar e Agricultura no Futuro, onde foram discutidos assuntos relacionados à sucessão das propriedades e o papel do jovem no contexto familiar e perspectivas de futuro para a Agricultura familiar no estado de SC, Mais especificamente na Região do Alto Vale do Itajaí.

Os jovens e seus familiares puderam também acompanhar o depoimento da jovem Marta Bossy, do Município de Santa Terezinha, Participante do Curso de jovens em 2013 e logo após conheceram as estruturas do Cetrag, bem como as atividades desenvolvidas pelo Centro de Treinamento.

Segundo o extensionista da Epagri, Rodrigo Ferrari, o curso tem o objetivo de contribuir para a formação dos jovens rurais, sendo protagonistas, abordando temas relacionados ao desenvolvimento humano, tecnológico, gerencial e ambiental.

O jovem permanecerá três dias por mês no Centro de Treinamento, durante 06 meses, aprendendo e trocando experiências de forma presencial, e depois retorna para a propriedade onde aplicará o conhecimento do curso nas atividades desenvolvidas, sendo acompanhados pelos instrutores do curso e pela Equipe Municipal da Epagri.

Os jovens de Rio do Campo são:

Bruno Meyer da comunidade de Ribeirão Caçador, João Paulo Meyer da Comunidade de Rio Waldrich, Diego Helmann da Comunidade de Rio Waldrich e Gabriel Kulkamp residente na Sede.


Siga-nos no