Uma campanha de doação de livros realizada pelo Rotary Club Rio do Campo Nascer do Vale mobilizou estudantes, famílias e escolas do município e resultou na arrecadação de 778 exemplares. A ação, que integrou o projeto Gelotecas do Rotary, tem como objetivo incentivar a leitura por meio da instalação de bibliotecas comunitárias acessíveis à população.

Do total arrecadado, 458 livros foram doados por alunos da Escola de Educação Básica Fernando Ferreira de Mello (EEBFFM) e 320 pela Escola Municipal Hilário Preiss (EMHP). A campanha foi promovida entre os meses de março e abril, e contou com ampla participação da comunidade escolar.

Como forma de incentivo, as turmas que mais contribuíram com doações foram premiadas com algodão doce. As vencedoras foram o 4º ano vespertino da EEBFFM, com 307 livros arrecadados, e o 4º ano matutino da EMHP, com 161 livros.

A proposta da campanha foi simples: estimular a comunidade a doar livros novos ou usados, em bom estado de conservação, que não estivessem mais em uso. A leitura compartilhada, segundo o Rotary, é uma forma de multiplicar conhecimento e democratizar o acesso à literatura.

Os livros arrecadados serão distribuídos em pontos de leitura instalados em locais públicos do município, formando as chamadas Gelotecas – pequenas bibliotecas comunitárias que funcionam no modelo de “pegue, leia e devolva”. A previsão é de que as primeiras Gelotecas comecem a funcionar nos próximos meses.