No último dia 07 de setembro comemorou-se a Independência do Brasil, que é lembrada e homenageada através de desfiles cívicos e apresentações em todo o país. Neste ano, devido ao enfrentamento à pandemia da COVID-19, não houve essa manifestação.

No entanto, para não passar em branco, as professoras da Escola Municipal Prefeito Hilário Preis, de Rio do Campo, planejaram algo diferente. "Para homenagearmos a data e exercermos o nosso espírito de cidadania, de solidariedade e igualdade, nós planejamos algo diferente, do povo para o povo", mencionam.

No dia 07, das 13 às 17 horas na entrada da escola foi preparado um cenário com as cores da bandeira com frases sobre democracia, liberdade, igualdade, e principalmente sobre amor ao próximo. Incentivados pelas professoras, cada aluno junto de suas famílias pôde participar levando alimentos não perecíveis, materiais de limpeza ou palavras/frases sobre 'O Brasil que eu quero...' Os produtos arrecadados foram doados ao Hospital Nossa Senhora Aparecida de Rio do Campo. A doação não era um ato obrigatório para os alunos.

"Pensamos que o 'Dia da Pátria' não deve ser vivido como um simples feriado, mas um momento para celebrarmos a convicção de que todos nós, cada qual com a sua diferença, dependemos uns dos outros. Não se constrói um país melhor, mais justo e mais solidário a partir da indiferença, do egoísmo e hostilidade, mas sim de ações que buscam ajudar o próximo. E assim foi feito, agradecemos àqueles que de uma forma ou de outra colaboraram com esse evento", agradecem as professoras e toda equipe gestora.

"O pouco para você pode ser muito para alguém!"