No dia 8 de fevereiro, várias rotarianas e voluntários se dividiram em quatro pontos da cidade para realizar o 2º Pedágio Solidário do Rotary Club de Rio do Campo – Nascer do Vale. Os cavaletes estavam distribuídos na frente da Prefeitura Municipal, na esquina do Kramel com a Samitex, na esquina do Hotel Vavassori e, por fim, em frente ao supermercado Cravil e Mari Modas.

Nem as altas temperaturas do dia afastaram as Rotarianas e os vários voluntários que se juntaram à causa. Para facilitar, foram formados dois turnos: o primeiro das 8h às 12h e o segundo das 13h às 16h. Durante as paradas, folders com as ações já realizadas, sacos de lixo para carro e mudas de árvores foram entregues aos que podiam colaborar com qualquer valor possível.

A presidente do Clube, Pamela Giordana Pereira, falou sobre o movimento realizado: “Participar do pedágio do Rotary é importante porque os fundos arrecadados são destinados a projetos sociais e comunitários, como ajudar pessoas carentes, promover a educação e a saúde, entre outras iniciativas. Além disso, ao participar, você está contribuindo para a construção de uma sociedade mais solidária e engajada em fazer a diferença na vida das pessoas”.

Durante o pedágio, foi possível observar que as ações realizadas fazem efeito na cidade e na vida dos munícipes. “Não existem palavras para expressar a gratidão de ser uma rotariana. Ao ouvir um senhor comentar e agradecer pelos itens do nosso banco ortopédico emprestado a sua família. Sensação do dever cumprido”, comentou Irene da Rosa Cichoski Kohut, uma das responsáveis pela entrega dos itens do banco ortopédico.

Além disso, o pedágio também é utilizado como forma de divulgação das ações realizadas pelo Clube, nesses quase dois anos de fundação. Pamela Jeruza Betti Girardi, presidente da comissão da juventude, falou sobre sua experiência: “Muitos que iam parando no Pedágio do Rotary nunca escutaram falar do nosso clube e muito menos do Banco Ortopédico, principalmente os mais idosos, onde íamos explicando. Porém outros agradeciam. Inclusive uma senhora estava com um item nosso emprestado, no carro, e estava indo na fisioterapia, relatando a felicidade em logo poder devolver o item que muito a tinha ajudado. São trabalhos como este que nos instigam a continuar e compartilhar”.

O valor arrecadado só foi conquistado graças à colaboração de todos, que puderam compartilhar um momento do seu tempo para saber o que é o Rotary e fazer alguma doação espontânea. “Sempre ajudo nos pedágios que acontecem em nossa cidade. Mesmo com pouco, na soma final as entidades podem fazer a compra de materiais mais caros a quem realmente está precisando. Parabéns ao Rotary de Rio do Campo que a cada ano vem melhorando a vida dos riocampenses”, comentou Giseli Hackbarth, diretora da Escola Municipal Prefeito Hilario Preis.

O Rotary Club de Rio do Campo – Nascer do Vale agradece a todos, companheiras e voluntários que puderam participar no dia, à APREMAVI pela doação de mudas de árvores nativas da nossa região e, principalmente, a todos os munícipes que de alguma forma colaboraram para esse sucesso.