logo RCN
Coronavírus

Vale do Itajaí ultrapassa 800 casos de Covid-19

  • - Por: ND Mais

Confira ocupação das UTI's da região

O avanço do novo coronavírus, que teve três picos expressivos desde o início da pandemia, preocupa em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (6), o Estado chegou a 2.917 casos e 59 mortes pela doença. Somente no Vale do Itajaí são 840 infectados e 16 óbitos por Covid-19.

Na região, Blumenau lidera em quantidade de pessoas com coronavírus, totalizando 263, considerando o boletim do governo do Estado. Na sequência aparecem Itajaí (116) e Balneário Camboriú (111). Juntas, as três cidades somam seis mortes pela doença.

Conforme o número sobe, as atenções se voltam para a quantidade de leitos disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde). As autoridades monitoram e traçam estratégias para evitar um colapso na rede pública, sobretudo em relação às UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).


Leitos de UTI no Estado

O governo de Santa Catarina diz que tem atualmente 1.195 leitos de UTI ativos, regulados pela Secretaria de Estado da Saúde - o que exclui a rede privada. Desse total, 498 exclusivos para Covid-19.

No Vale do Itajaí, são 264 leitos de UTI ativos - também sem considerar os particulares - distribuídos em nove cidades da região. Porém, não são todos voltados especialmente para pacientes com coronavírus.

Ocupação dos leitos no Vale

Nesta quarta-feira (6), 122 pacientes estavam em unidade de terapia intensiva em Santa Catarina nas redes pública e privada, entre casos confirmados de infecção pela doença (61) e suspeitos (61).

A reportagem do nd+ fez contato com os hospitais do Vale do Itajaí que constam como ativos no site do governo do Estado de Santa Catarina para saber qual a ocupação atual de cada unidade. Confira abaixo:

Hospital Azambuja, em Brusque, tem 10 leitos de UTI credenciados junto ao governo do Estado, dos quais apenas um é destinado exclusivamente para atender casos de coronavírus. Nesta quarta-feira (6), todos os 10 estavam ocupados, sendo um paciente com Covid-19.

Segundo o diretor técnico e chefe de UTI da unidade, Eugênio José Paiva Maciel, no dia 7 de abril foi encaminhado ofício ao governo do Estado solicitando o credenciamento de mais 10 leitos de UTI para atender casos de Covid-19, mas o pedido foi negado.

A assessoria de imprensa do governo do Estado foi questionada quanto ao motivo da negativa, mas não retornou até o fechamento dessa reportagem.

Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, tem 45 leitos de UTI, sendo 40 credenciados pelo SUS. Destes, 15 foram destacados para a Covid-19. Conforme a assessoria de imprensa da unidade, na terça-feira (5), a ocupação era de 50%.

Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, conta com 10 leitos de UTI, dos quais apenas um habilitado para pessoas com o novo coronavírus. Nesta quarta-feira (6), o leito de UTI para Covid-19 estava livre e os outros nove ocupados.

Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar, tem 10 leitos de UTI para receber pacientes com o novo coronavírus. A estrutura entrou em funcionamento na segunda-feira (4) e ainda não tem nenhuma internação.

Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, dispõe de 10 leitos de UTI habilitados pelo SUS. Na manhã desta quarta-feira (6), nove estavam ocupados, mas nenhum paciente com o novo coronavírus. 

Conforme o diretor da unidade, o médico Roberto Ferreira, outros 10 leitos, estes exclusivos para Covid-19, podem ser abertos conforme a necessidade. Para isso, porém, depende da chega de respiradores enviados pelo Estado.

Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul, tem 20 leitos de UTI, sendo 19 habilitados pelo SUS. Dois são exclusivos para coronavírus e estavam livres nesta quarta-feira (6). Os 18 que atendem pacientes com outras doenças estavam ocupados.

Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, não tem, até o momento, leitos de UTI habilitados pelo SUS para receber casos de Covid-19. A assessoria de imprensa do governo do Estado informou que aguarda a habilitação do Ministério da Saúde para nove leitos de UTI voltados ao coronavírus no hospital.

Entretanto, a prefeitura da cidade abriu e mantém com recursos próprios 20 leitos de UTI só para pacientes com o novo coronavírus em uma estrutura ao lado do hospital. Nesta quarta-feira (6), oito pessoas estavam internadas, sendo dois moradores da cidade e seis de outros municípios.


Outros hospitais

Os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, ambos em Blumenau, somam 25 e 40 leitos de UTI respectivamente. As unidades não informaram a situação atual de ocupação. No Hospital Oase, em Timbó, são 27 leitos de UTI e a assessoria de imprensa também não informou quantas pessoas internadas no momento.

Alternativas para garantir atendimento

O governo de Santa Catarina trabalha em duas frentes para evitar que a comunidade atendida pela rede pública fique desassistida se a pandemia tomar uma nova proporção.

Uma das alternativas é a construção dos hospitais de campanha. São 10 planejados pelo Estado. Eles devem ser construídos conforme por uma empresa licitada.

Outra possibilidade é a contratação de leitos de UTI na rede privada.


Onde estão os casos no Vale

Aurora - 1

Balneário Camboriú - 111, sendo duas mortes

Balneário Piçarras - 8

Benedito Novo - 2

Blumenau - 263, sendo uma morte

Bombinhas - 1

Botuverá - 5

Brusque - 56

Camboriú - 76, sendo três mortes

Gaspar - 26, sendo uma morte

Guabiruba - 5

Ilhota - 4

Indaial - 15, sendo uma morte

Itajaí - 116, sendo três mortes

Itapema - 20, sendo uma morte

Ituporanga - 2, sendo uma morte

Navegantes - 75

Penha - 12, sendo uma morte

Pomerode - 6

Porto Belo - 6, sendo uma morte

Pouso Redondo - 1, sendo uma morte

Rio do Sul - 6

Rodeio - 1

Salete - 6

Taió - 1

Timbó - 13

Trombudo Central - 1

Vidal Ramos - 1

Anterior

Autores de assalto à taxista ocorrido ontem em Pouso Redondo são presos

Próximo

Pouso Redondo tem dois casos suspeitos de Coronavírus

Deixe seu comentário