logo RCN
Decretado

SC decreta emergência e calamidade no Oeste e Alto Vale do Itajaí

  • - Por: ND Mais

Enquanto uma região sofre com a estiagem prolongada, a outra enfrenta fortes chuvas

O governo do Estado de Santa Catarina homologou situação de emergência e calamidade pública em municípios do Oeste, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí.

As situações de emergência e calamidade pública foram decretadas pelos municípios e homologadas pelo Estado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira (28).

O ato vale por 180 dias a partir da data de publicação. A motivação dos decretos, contudo, difere para cada região.

As regiões Oeste e Meio-Oeste catarinense são afetadas há meses por uma forte estiagem que impacta o abastecimento de água e a produção agropecuária.

Já o Alto Vale do Itajaí tem sofrido com as chuvas constantes que iniciaram em meados do mês de dezembro. Temporais causaram mortes e deixaram um rastro de destruição em diversos municípios.

As fortes chuvas também levaram a prefeitura de Bombinhas, no Litoral Norte do Estado, a decretar estado de emergência. A cidade foi a mais atingida na região da Foz do Rio Itajaí pela enxurrada.


Confira o que dizem os decretos:

Por conta da estiagem, foi decretada situação de emergência nível 2 por 180 dias no seguintes municípios do Oeste e do Meio-Oeste de Santa Catarina:

Faxinal dos Guedes

Xanxerê

Água Doce

Ouro Verde

Vargeão

Jaborá

São Bernardino

Pinhalzinho

Palma Sola

Ibicaré

Monte Carlo

Formosa do Sul



Devido às fortes chuvas, foi decretado o estado de calamidade pública nível 3 por 180 dias nos seguintes municípios do Alto Vale do Itajaí:

Presidente Getúlio

Ibirama

Rio do Sul


Também por conta das chuvas, foi decretada situação de emergência nível 2 por 180 dias nos municípios de:

Aurora

Lontras

Vidal Ramos


De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, são três os níveis de desastres, classificados conforme a intensidade: nível 1 - pequena intensidade; nível 2 - média intensidade; e nível 3 - grande intensidade.

Os desastres de nível 1 e 2 justificam a decretação de situação de emergência, enquanto os desastres de nível 3, a de estado de calamidade pública.

Anterior

Acidente deixa três pessoas feridas em Ituporanga

Próximo

Motociclista fica ferido em acidente na BR-470, em Pouso Redondo

Deixe seu comentário