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Santa Catarina não atingiu nenhuma das metas projetadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano de 2023, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, as escolas públicas e privadas do Estado apresentaram resultados abaixo do esperado em todas as etapas de ensino avaliadas.
A melhor performance foi registrada nos anos iniciais do ensino fundamental, onde a pontuação foi de 6,4, apenas 0,1 abaixo da meta estipulada. No entanto, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, os resultados foram mais preocupantes. Nos anos finais, a pontuação ficou em 5,2, um ponto abaixo da meta de 6,2. Já no ensino médio, o Ideb alcançou 4,2, quando o esperado era 5,6.
Quando se considera apenas as escolas públicas no ensino médio, a pontuação de Santa Catarina foi ainda menor, atingindo 3,8 pontos, o que coloca o Estado na 16ª posição nacional, empatado com o Mato Grosso do Sul.
Ao comparar os dados de 2023 com os de 2021, observa-se uma estagnação nos anos iniciais do ensino fundamental, que mantiveram a nota de 6,4. Nos anos finais, houve uma leve queda, passando de 5,3 em 2021 para 5,2 em 2023. No ensino médio, porém, houve uma pequena melhora, com a pontuação subindo de 3,9 em 2021 para 4,2 em 2023.
No contexto nacional, o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental atingiu 6,0, cumprindo a meta estabelecida pelo MEC. Entretanto, assim como em Santa Catarina, as metas para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio não foram alcançadas, com pontuações de 5,0 e 4,3, respectivamente.
Até o momento da publicação desta matéria, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina não havia se manifestado sobre os resultados do Ideb.
O Ideb, criado em 2007, é o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil, avaliando tanto a rede pública quanto a privada. Ele combina a taxa de aprovação e o fluxo escolar com as notas do Saeb, uma prova aplicada aos alunos de diversas etapas do ensino fundamental e médio.
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