logo RCN
Médico

Médico do Hospital Regional Alto Vale humaniza atendimento através da música

  • Foto: Reprodução / Redes sociais -

Um médico encontrou na música a oportunidade de se conectar ainda mais com os pacientes e levar mensagens de fé e conforto para os seus corações. Joel Mistokles, de 35 anos, atua na emergência do Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, e utiliza canções para humanizar o atendimento realizado na instituição.

Ele se formou em medicina há cerca de dois anos pela Universidade Ceuma, no Maranhão, e já estava familiarizado com a música antes de seguir carreira na área da saúde.

 

 

Música como ferramenta nos atendimentos

 

Natural de São Luís (MA), Mistokles se mudou para Santa Catarina em agosto de 2022, acompanhado da esposa e seus dois filhos. Sua cunhada também veio para o Estado junto com a filha e o marido.

Eu queria conhecer o Sul e me conectar com mais pessoas, e também aproveitar o frio, pois eu gosto [do clima]”.

O médico utiliza canções como ferramenta desde sua graduação, mas isso surgiu naturalmente. Sua intenção era se manter financeiramente através da música, pois também é cantor e já tinha gravado um CD, o qual vendia para conseguir concluir a faculdade de medicina. 

Durante um dos estágios, ele começou a aplicar a ação em alguns momentos, quando achava oportuno, para ajudar seus pacientes além dos cuidados médicos.

 

 

Fiz durante um período, quando eu via que se encaixava. Em alguns momentos eu cantava para alguns pacientes ou um paciente em específico, mesmo sem violão. Então desde o começo da graduação eu utilizava a música em algum momento particular”, comentou.

As principais canções utilizadas são espirituais e gospel, cantadas na maioria das vezes com o auxílio de um violão ou algum instrumento de cordas. O médico conversa particularmente com seu paciente e oferece a ação.

Às vezes, quando estou em uma consulta com algum paciente e vejo que é um momento mais delicado eu o puxo em particular, pergunto se posso orar por aquela pessoa, oro e canto aquela breve canção para ela”, explicou.

Mistokles comentou que está desenvolvendo um projeto e que pretende conversar com o hospital sobre implementar essas ações.

 

 

Conexão com o paciente


O médico destaca que além da medicina, humanizar o atendimento de pacientes o aproxima ainda mais deles. Por meio da música, ele consegue beneficiar as pessoas que atende, levar mensagens espirituais para elas e confortar seus corações em um momento delicado de suas vidas.

A importância da música no meu trabalho é o benefício para o paciente, porque gera uma conexão, gera essa humanização no atendimento que vai além da medicina. A gente faz esse momento de música, de interação e também de gerar espiritualidade para o paciente”, concluiu.

Mistokles está fazendo pós-graduação para atender pacientes diagnosticados com autismo e TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), tanto infantil quanto adulto. Seu objetivo é concluir os estudos e fazer uma conexão de atendimentos entre Santa Catarina e sua terra natal, no Maranhão.

 

 

Fonte: ND+

Anterior

Polícia é acionada após cães matarem quase 30 frangos em propriedade de Ituporanga

Próximo

DNIT entrega obras na BR-470 em Pouso Redondo

Deixe seu comentário