Bombeiros resgatam mulher após escorregar em encosta de 15 metros em Rio do Sul |
Agora, a Secretaria de Obras realiza recolhimentos isolados, mas moradores não devem mais depositar materiais nas ruas.
Já passa de cinco mil toneladas a quantidade de entulhos recolhidos em Rio do Sul e enviados para aterros após as enchentes registradas em novembro. Foram mais de 21 dias ininterruptos de recolhimento, feito pela Secretaria de Obras do município e a colaboração de mais 20 cidades de Santa Catarina, além de empresas privadas e voluntários.
O recolhimento já é dado como encerrado em Rio do Sul, já que todos os bairros que foram atingidos já tiveram a limpeza feita. Em muitos locais, as equipes estiveram mais de uma vez, foram mais de uma vez que houve mobilização das equipes coordenadas pela Secretaria de Obras da prefeitura.
O volume de materiais deve crescer ainda mais, já que não foi computado o que está depositado em um terreno localizado no bairro Canoas, onde há transbordo dos caminhões que estão nos bairros fazendo o transporte do material recolhido. O depósito é temporário, já que lá, as carretas maiores são carregadas para envio do material para cidades com aterros autorizados, como Araquari e Otacílio Costa.
O secretário de Obras da prefeitura, Charlis Zandonai, reforça que a comunidade teve tempo para deixar os materiais na rua, e que agora, cada um fica responsável pelo encaminhamento de novos entulhos gerados pela enchente. “Nossas equipes estão fazendo ainda o pente-fino em algumas ruas, mas no geral, os entulhos já foram todos recolhidos. Nosso time foi espetacular, trabalhou quase 18h por dia nas últimas três semanas, sem descanso nos finais de semana. E por isso a gente pede a colaboração da comunidade para que não volte a depositar materiais nas ruas”, explica.
O serviço pós enchente não foi encerrado, já que muitas ruas ainda estão com sujeira como lama e tubulações entupidas. A Secretaria de Obras permanece com serviços de limpeza e desobstrução de tubulações, para reduzir os danos causados pela enchente.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul
Deixe seu comentário