Polícia Civil prende em flagrante mulher por maus-tratos a animal em Ituporanga |
De acordo com o Observatório Fiesc, o Alto Vale teve saldo positivo na geração de empregos pela indústria.
De janeiro a novembro de 2022, foram criadas 1.786 vagas de emprego nas indústrias da região. Destas, 957 estão em micro empresas, 695 em empresas de médio porte e 156 em pequenas empresas.
Se compararmos com outros setores, a indústria praticamente empatou com o setor de serviços, que gerou 1.804 novas vagas. O comércio foi responsável por 473 vagas e o setor agropecuário, 265.
Para atender a demanda por mão de obra qualificada a Fiesc Alto Vale, por meio da Escola S e do Senai, vem ampliando a oferta de formação educacional. A partir de março, começará em Ibirama, uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que trabalhadores da indústria concluam o Ensino Médio gratuitamente e também tenham uma formação profissional.
Em Salete, também iniciará em março, uma turma da EJA para Ensino Médio e uma para Ensino Fundamental, em parceria com as empresas Rohden e Secamaq. Outras indústrias interessadas podem entrar em contato caso também queiram beneficiar seus funcionários. Além disso, a Prefeitura Municipal de Salete firmou convênio com a Fiesc para oferecer vagas gratuitas à comunidade em uma turma de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
O Senai também está com matrículas abertas para os cursos técnicos em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica, Segurança do Trabalho, Manutenção Automotiva, Logística, Planejamento e Controle da Produção. As aulas iniciam no dia 6 de março.
E na Escola S a novidade é a oferta do Ensino Médio com itinerário Steam, onde serão desenvolvidos projetos de biohackeria, fabricação digital, design thinking, robótica, mídias digitais, apps e games e, modelamento geométrico. Para concluir, foi ampliada a oferta de vagas na Educação Infantil, com duas novas turmas. A metodologia inclui musicalização, movimento humano, inglês, educação tecnológica e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Fonte: FIESC
Deixe seu comentário