logo RCN
BR-470

Indígenas fecham a BR-470, em Ibirama, em protesto

  • - Por: Evandro de Assis - NSC

O território fica entre os municípios de José Boiteux, Doutor Pedrinho, Vitor Meireles e Itaiópolis

A BR-470 teve o tráfego interrompido nos dois sentidos em um trecho na cidade de Ibirama nesta manhã de quarta-feira (28) por um protesto organizado por lideranças indígenas do Alto Vale. A mobilização é para pressionar o governo federal a agilizar a demarcação da terra indígena Ibirama-La Klãnõ, uma novela que se estende há décadas. O território fica entre os municípios de José Boiteux, Doutor Pedrinho, Vitor Meireles e Itaiópolis.

As polícias Militar e Rodoviária Federal acompanham a manifestação, que foi convocada após o cancelamento de uma audiência em Brasília em que seria discutida a questão.

A discussão sobre a ampliação da área demarcada para as famílias indígenas arrasta-se há décadas no Ministério da Justiça. Em 2003, uma portaria reconheceu o direito dos índios sobre 37 mil hectares, mas a decisão ainda está pendente de confirmação pelo presidente da República.

Além disso, o governo estadual e particulares entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a portaria. O caso está sob a relatoria do ministro Edson Fachin, mas não há data para que seja levado a julgamento.

Anterior

Rolo compressor cai de 10 metros de altura em obra na BR-470 e interdita trânsito

Próximo

Seis empresas do Alto Vale já são beneficiadas com o Projeto Serra Catarinense da SCGÁS

Deixe seu comentário