Bispo Emérito Dom Augustinho Petry é hospitalizado em Rio do Sul com suspeita de AVC |
Superintendente do órgão deu essa informação durante conferência na Fiesc
Ainda neste ano, a BR-470 poderá ter mais seis quilômetros de pista restaurada e duplicada liberados para o tráfego. A informação é do Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, que falou sobre o andamento da obra na última semana, durante reunião virtual com representantes da Federação das Indústrias (Fiesc).
A expectativa é que sejam liberados quatro quilômetros no lote 1, entre Navegantes e Ilhota, logo depois do acesso à BR-101, no sentido Vale do Itajaí. Neste lote, segundo Carioni, a rodovia já está praticamente toda duplicada. "A exceção são dois viadutos, mas vamos iniciá-los ainda neste ano", garantiu. Os outros dois quilômetros que já estão quase prontos ficam no lote 2, entre Ilhota e Gaspar. Porém, o superintendente não citou datas.
De acordo com Carioni, a duplicação da BR-470 é a obra com maior prioridade do Dnit em Santa Catarina e, somente neste ano, foram investidos mais de R$ 100 milhões na obra. "A LOA de 2020 previa R$73 milhões e conseguimos uma dotação suplementar de mais R$35 milhões, conquistados conforme fomos entregando partes da obra", disse. A última liberação aconteceu no dia 17 de agosto, quando foi entregue o "Complexo da Mafisa", um dos trechos mais aguardados da duplicação. Ele fica localizado no entroncamento da rodovia federal com a SC-108, no km 51 - sendo o trevo principal de acesso a Blumenau. "Agora vamos receber um aporte adicional de mais R$20 milhões para que a obra não pare", afirmou. Os novos recursos, segundo o superintendente, virão de emendas parlamentares.
A obra
No total, a duplicação da BR-470 contempla 73,18 quilômetros, divididos em 4 lotes de obras. O Dnit já liberou ao tráfego 23 quilômetros de pistas duplicadas e restauradas, sendo 5 no lote 1 e 18 no lote 2 - onde as obras se encontram mais avançadas, com 78% dos trabalhos concluídos.
Somados, os quatro contratos custaram R$ 1,2 bilhão, sem considerar os demais contratos acessórios (supervisão, gerenciamento, entre outros) necessários à execução de empreendimentos de construção rodoviária. Desde o início das obras, o DNIT já investiu cerca de R$ 638 milhões.
Andamento dos trabalhos
LOA 2020: R$73.726.597,00
Dotação suplementar: R$ 35.945.319,00
Valor Empenhado: R$106.747.843,00
SITUAÇÃO
lote 1: 51,4% concluído;
Duplicação: 7 km concluídos.
lote 2: 78% concluído;
Duplicação: 17,5 km concluídos;
lote 3: 30,87% concluído (Trevo da Mafisa entregue ao trafego);
Duplicação: 3,5 km concluídos;
lote 4: 29%: concluído;
Duplicação: 2 km concluídos
Deixe seu comentário