Colisão entre carro e caminhão na BR-470 deixa condutora ferida |
Defesa Civil diz que barragem de José Boiteux será recuperada
-
Foto: Marcelo Zemke / Rede Vale Norte -
Após a audiência pública realizada no dia 22 em Rio do Sul, a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na segunda-feira (26) que a Barragem Norte em José Boiteux será recuperada “em seus equipamentos hidráulicos e elétricos para que sejam restauradas as suas condições de operação. Atualmente estamos atualizando os orçamentos da recuperação. A atualização dos orçamentos de José Boiteux compreendem também a modernização dos equipamentos para que sejam instalados os mais modernos para a barragem”.
A nota não informou como está o andamento da negociação com comunidade indígena e os acordos para garantir a segurança e a operação da barragem. No ano de 2014, a estrutura foi invadida pela comunidade, impossibilitando a operação, manutenção e segurança da barragem. Durante a invasão, foram danificados praticamente todos os componentes hidráulicos, elétricos e mecânicos da barragem. Atualmente a Estrutura pode ser operada, de forma emergencial, pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) através de bombas hidráulicas externas.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Armando, apresentou a estrutura da Defesa Civil estadual, como diretorias, obras, projetos, convênios e etc., além de sanar dúvidas dos cidadãos que estavam presentes. “Na minha opinião o resultado da audiência pública foi positivo e nós da Defesa Civil entendemos que é importante a população estar presente e conhecer mais sobre a manutenção das barragens e as obras que executamos”, enfatizou Coronel.
Já para a barragem de Ituporanga, a Defesa Civil está prevendo a abertura da licitação da limpeza da barragem para o dia 06 de julho. “A nossa Secretaria está providenciando a licitação do stop log que é um equipamento metálico que serve como medida de proteção para realização da substituição ou troca dos dutos, após avaliação posterior. Após a instalação do stop log, todos os dutos serão avaliados”.
Já para a Barragem Oeste, em Taió, não estão previstas intervenções. “A Defesa Civil entende que a barragem está em boas condições de operação e não prevemos manutenção neste primeiro momento”.
Fonte: Marcelo Zemke / Rede Vale Norte
Deixe seu comentário