Bispo Emérito Dom Augustinho Petry é hospitalizado em Rio do Sul com suspeita de AVC |
Final de semana será de muita chuva e população precisa ficar alerta
A Defesa Civil de Rio do Sul ampliou nesta sexta-feira (6), a cota de inundação da cidade para 10 metros e a cota de alerta para 11 metros. O nível do rio Itajaí-Açu tende a subir entre sábado e domingo com o volume de chuva previsto pelos órgãos oficiais do governo do Estado.
Estas atualizações de níveis são necessárias para que a população tenha consciência sobre qual urgência deve ser adotada para a retirada de pertences e saída das pessoas com segurança, seja para a casa de amigos ou parentes, ou para abrigos abertos pela prefeitura.
A Defesa Civil não descarta que o rio suba para 11 metros com os níveis de chuva previstos, mas isso não deve ocorrer de forma imediata, o que dá margem de tempo para organização da comunidade. Segundo o prefeito José Thomé, o objetivo é não criar pânico e que todos possam providenciar a retirada de maneira tranquila.
“A evolução da cota é gradual, com tempo, para que tenhamos formas de atender a comunidade. Porém, é importante que todos que ficam na cota de 11 metros, já tenham um plano efetivo de retirada, pois o cenário de chuva ainda é de bastante preocupação”, disse.
O diretor da Defesa Civil, Renato Abreu, ressalta que não se descarta que a cota de 11 metros possa subir. “Todos os cenários são analisados pelos especialistas da Defesa Civil do Estado e divulgados aos municípios. Há condição de chuva e, por isso, vamos monitorando todo o tempo para atualizarmos assim que surjam novas informações. A população deve ficar atenta”, ressalta Abreu.
Deixe seu comentário