logo RCN
Cervo

Cervo exótico encontrado no Alto Vale morre após tratamento

Um cervo Chital, espécie nativa das florestas asiáticas e de nome científico Axis Axis, foi encontrado gravemente ferido em Ibirama, Alto Vale do Itajaí, na quinta-feira (7). Apesar dos esforços de tratamento em Balneário Camboriú, o animal não resistiu e morreu neste sábado (9).

O cervo foi descoberto por uma moradora de Ibirama, que registrou a situação em vídeo. Nas imagens, o animal aparecia sendo perseguido por cães.

Posteriormente, um residente local capturou o cervo e acionou os Bombeiros Voluntários de Ibirama para assistência.

O animal, com uma das pernas fraturadas, foi encaminhado para Balneário Camboriú. No local, ele é ecebeu cuidados de especialistas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) confirmou o falecimento do cervo e está investigando as circunstâncias do incidente. A presença de um cervo Chital, uma espécie não nativa da região, suscita questões sobre sua origem e como chegou a Ibirama.

A legislação brasileira, por meio da Lei nº 9.605/1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O caso pode ser enquadrado em diferentes aspectos dessa legislação, dependendo da origem e das circunstâncias que levaram o cervo a essa situação.

Especialistas em vida selvagem enfatizam a importância da preservação de espécies exóticas e do cuidado adequado com animais selvagens, especialmente aqueles que não são nativos do Brasil. ​

Posto de gasolina é assaltado às margens da BR-470 em Rio do Sul Anterior

Posto de gasolina é assaltado às margens da BR-470 em Rio do Sul

Condutor de veículo é preso por dirigir sob a influência de álcool em Rio do Sul Próximo

Condutor de veículo é preso por dirigir sob a influência de álcool em Rio do Sul

Deixe seu comentário