A Barragem Sul, em Ituporanga, começou a verter na tarde desta sexta-feira (3), após ultrapassar 100% da sua capacidade de ocupação. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o vertimento acontece devido aos volumes de chuva registrados entre quinta-feira (02) e esta sexta-feira (03).
O vertimento iniciou por volta das 15h30, quando o nível do reservatório atingiu a cota de 31,00 metros.
De acordo com a última leitura, a capacidade do reservatório se encontra em 101,38%. A Defesa Civil ainda destacou que o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica.
Atualmente, a Barragem Sul está com uma comparta aberta e quatro fechadas.
Barragem Oeste também excedeu capacidade
A Barragem Oeste, localizada em Taió, segue com todas as sete comportas fechadas. A estrutura voltou a verter na manhã de quinta-feira (2).
Na última leitura da Defesa Civil, o nível do reservatório da barragem era de 24,72 metros, com ocupação do reservatório em 113,21%.
Já a Barragem Norte, em José Boiteux, também segue com as suas duas comportas fechadas e com ocupação em 65,78%.
Previsão
Os altos volumes de chuva que atingiram o Estado nos últimos dias causaram alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.
Ainda conforme a Defesa Civil, na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, os níveis dos rios Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu já se encontram em emergência nos municípios de Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul, Lontras, Apíuna, Timbó e Blumenau.
Mesmo com a redução das chuvas, a tendência é que esses rios sigam em elevação ao longo desta sexta-feira (3), podendo atingir níveis próximos de 9 metros em Rio do Sul e Blumenau, 10 metros em Taió e 7,5 metros em Timbó.
Fonte: Aysla Pereira / ND+ / Defesa Civil de Santa Catarina
Deixe seu comentário