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Por volta das 18h desta segunda-feira (18), a guarnição da Polícia Militar (PM), foi acionada e se deslocou até a Estrada Geral Alto Dona Luiza, município de Atalanta, onde segundo informações, estaria ocorrendo um assalto a residência. A guarnição chegou ao local e conversou com a solicitante, que relatou ter recebido uma ligação pelo telefone rural (residencial), de um homem falando que teria sequestrado a sua filha e queria um depósito em conta corrente no valor de R$ 3.000,00 para não matar a sua filha. O bandido ainda informou que se chamassem a polícia, a "sequestrada" seria morta. A PM entrou em contato com a filha da solicitante e foi verificado que estava tudo bem com ela e que na havia sido sequestrada, tratando-se assim de um golpe.
De acordo com a PM, durante esta segunda-feira, foram informados aproximadamente cinco trotes semelhantes no município.
Informação: COPOM da 4ª/13º BPM
Atenção para algumas dicas da Polícia caso venha a receber esse tipo de ligação:
É importante divulgar algumas recomendações para evitar esse tipo de crime, já que a extorsão costuma funcionar, levando pessoas de boa fé a entregar quantias em dinheiro.
Em caso de receber uma chamada, a primeira coisa é tentar manter a calma. É importante lembrar que nenhum sequestro real exige um tempo tão curto para efetuar o depósito do resgate, portanto pedidos imediatos já levantam suspeitas.
Outro ponto é que geralmente a vítima se entrega sem notar. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, acabam revelando o nome do mesmo. Então atitudes simples, como perguntar para a voz do outro lado da linha "qual o seu nome?", "quem está falando?" podem desmascarar o golpe.
Além disso, são ligações longas, o que as difere de contatos reais feitos por sequestradores - que segundo estatísticas, duram menos de um minuto em 90% dos casos, ainda que as ligações são sempre provenientes de números privados ou a cobrar.
Na eventualidade de receber uma ligação dessas, o melhor é desligar e procurar à pessoa supostamente sequestrada. E não deixar de informar a polícia (190 ou 181), caso possua o número de origem da chamada; um número de conta na qual seria feito o depósito do resgate ou até mesmo o número do chip para o qual seriam colocados créditos. Assim a polícia pode identificar o criminoso.
Algumas dicas práticas também estão sendo difundidas por policias que investigam este tipo de crime, como: O uso de senhas em aparelho celular, que dificultam o acesso a agenda, em perdas e roubos; A necessidade de orientar idosos, crianças e empregados a não prolongar conversas telefônicas com desconhecidos; Desconfiar de ligações de cadastro seja elas do banco, da operadora, ou qualquer outra prestadora de serviço.
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