Bispo Emérito Dom Augustinho Petry é hospitalizado em Rio do Sul com suspeita de AVC |
Região estava em situação mais crítica nas últimas semanas
A maioria das regiões de Santa Catarina está em risco grave para a Covid-19, conforme aponta o mapa de monitoramento do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), da Secretaria de Estado da Saúde. O número de regiões em nível gravíssimo para Covid-19 passou de cinco para três desde o último levantamento divulgado dia 2 setembro, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (9).
O acompanhamento é feito semanalmente pelo governo estadual, a partir de dados regionais, e aponta o risco potencial em relação ao coronavírus. Pelo último boletim divulgado pelo governo, são 190.397 casos e 2.442 mortes pela Covid-19 em Santa Catarina.
Entraram nessa classificação as regiões do Alto Vale do Rio do Peixe e de Laguna, que estavam em nível grave. Já a região Nordeste, que inclui parte dos municípios do Norte do estado, entre eles Joinville, permanece em risco gravíssimo desde o dia 14 de julho, segundo o mapa. Santa Catarina já teve 12 das 16 regiões de saúde em nível gravíssimo.
Agora, das 16 regiões de saúde, há 12 em situação grave para a doença, entre elas o Oeste, o Meio-Oeste e o Alto Vale do Itajaí, que estavam na situação mais crítica da doença no boletim da semana anterior.
O Extremo-Oeste do estado é a única região em risco alto, o segundo menos grave conforme a escala, dividida em níveis moderado, alto, grave ou gravíssimo.
Os níveis de risco são calculados a partir da combinação de quatro fatores: isolamento social, investigação, testagem e isolamento de casos, reorganização de fluxos assistenciais e ampliação de leitos. Recomendações são sugeridas aos gestores locais, pelo governo estadual, a partir da classificação de cada região no mapa de risco.
Deixe seu comentário