Região teve a maior alta no preço da arroba do boi gordo no estado chegando a 16,1%; Safra da cebola também pode bater recorde histórico

O agronegócio catarinense encerrou 2025 com marcas históricas na produção de proteínas e o Alto Vale do Itajaí foi o grande destaque no cenário econômico da pecuária. Segundo dados da Epagri/Cepa a região registrou a maior valorização do estado no preço do boi gordo com uma alta de 16,1%.

Esse desempenho superou outras regiões tradicionais como o Planalto Sul que teve alta de 11,8%. O aumento foi impulsionado pela forte demanda interna e externa no segundo semestre. No cenário estadual Santa Catarina bateu recordes na produção de suínos (18,3 milhões de cabeças) e de frangos com o melhor resultado desde 2014.

Expectativa de safra histórica na cebola

Além da pecuária a agricultura regional tem motivos para comemorar. O Boletim Agropecuário aponta que a safra de cebola, cultura que tem o Alto Vale como maior produtor e pode ter um recorde histórico. A estimativa é de uma produtividade média de 31,3 toneladas por hectare com quase 600 mil toneladas comercializadas consolidando a força do campo para 2026.

Leia também: Homem morre após ser esmagado em acidente de trabalho em Mirim Doce

Fonte: Epagri/Cepa

Siga-nos no