logo RCN
Chuvas

Rio do Sul enfrenta 3ª enchente do ano e quatro abrigos são abertos

  • Ponte da Rua Wenceslau Borini foi interditada devido ao acúmulo de chuva em Rio do Sul (Foto: Defes -

O município de Rio do Sul entrou em situação de enchente após o nível do Rio Itajaí-Açu atingir 7,36 metros na manhã desta segunda-feira (8). A cheia ocorre devido às chuvas que atingiram a região no fim de semana. De acordo com a Defesa Civil, quatro abrigos foram abertos para atender os moradores afetados.

O volume de chuva no fim de semana superou os 100 milímetros em cidades como Ituporanga, Agrolândia, Aurora, Vidal Ramos, Alfredo Wagner e Trombudo Central, que são regiões que contribuem com a bacia do rio local. A barragem de Taió está com todas as comportas fechadas. Já a estrutura em Ituporanga está com as comportas em manutenção, e quatro delas permanecem abertas. 

A Defesa Civil de Rio do Sul recomenda que moradores de áreas baixas na cidade, que costumam ser afetadas com o rio em 8 metros, providenciem a retirada dos pertences. Além dos quatro abrigos abertos, outros dois estão de sobreaviso para serem abertos caso haja demanda. 

 

Locais abertos e recebendo pessoas e móveis:

 – Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – Capela São Sebastião

 – Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança

 – Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão

 – Salão da comunidade evangélica Luterana do bairro Bela Aliança

 

Locais de sobreaviso caso tenha necessidade:

 – Salão do Lions Clube, no bairro Progresso

 – Salão da paróquia São José Operário, no bairro Laranjeiras

 

Ponte interditada 

A ponte da rua Wenceslau Borini, também conhecida como “ponte da ximbica”, está interditada devido ao acúmulo de água que invade a pista. Motoristas devem utilizar desvios e evitar passar pelo local.

A Guarda Municipal de Rio do Sul monitora outros locais que costumam ser atingidos com níveis entre 7 e 8 metros.

Conforme a prefeitura da cidade, todo o serviço público municipal terá funcionamento normal nesta segunda-feira, como secretarias municipais e departamentos, assim como unidades de saúde e de educação.


Abrigos 

A solicitação de abrigos deve ser feita a Defesa Civil pelo telefone 199. O órgão recomenda que o morador não deixe animais domésticos sozinhos nas residências, mas que, se possível, encaminhe o animal para a casa de algum conhecido que esteja fora de risco. Não são permitidos animais dentro de abrigos, mas eles podem ficar em áreas fora dos alojamentos.

A orientação ainda é que o morador leve consigo medicamentos ou receitas médicas para evitar interrupção de tratamentos ou dúvidas em atendimentos médicos posteriores à saída.

 

Chuva continua nesta segunda-feira

A previsão da Defesa Civil alerta para o tempo nublado com possibilidade de chuva fraca entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí e ao longo do Litoral de Santa Catarina nesta segunda-feira (8).

O ar frio avança de forma gradativa por todo estado e as temperaturas mínimas devem ser invertidas, ou seja, devem ser registradas à noite, quando variam entre 2°C e 5°C nos pontos mais altos da Serra, Grande Florianópolis e Serrana; e de 5°C a 10°C na maior parte do estado, com exceção do Litoral Norte, parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí e a Ilha de Florianópolis, onde as temperaturas devem oscilar entre 10°C e 14°C.

 

Fonte: Júlia Venâncio / Jornal de Santa Catarina / NSC Total

Obras de melhoria fluvial avançam no rio Itajaí-Açu em Rio do Sul Anterior

Obras de melhoria fluvial avançam no rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

Colisão na BR-282 mata mulher e criança e deixa outros 4 feridos Próximo

Colisão na BR-282 mata mulher e criança e deixa outros 4 feridos

Deixe seu comentário