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Patrick Rodrigues, NSC / Defesa Civil Presidente Getúlio, Divulgação
A Prefeitura de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, finalizou a instalação de um sistema de monitoramento e alerta a desastres climáticos, quatro anos após a enxurrada que matou 18 pessoas na cidade. O investimento de R$ 539 mil permitiu a implementação de duas estações pluviométricas, uma meteorológica e outra hidrológica com alerta sonoro, localizada no bairro Revólver, a área mais atingida pela tragédia de 2020.
A estação no bairro Revólver, além de registrar o volume de chuva, emite alertas sonoros e mensagens de áudio para avisar a população em situações de risco. Segundo Lúcio Adelar Bittencourt, coordenador da Defesa Civil municipal, o sistema já passou por testes e deve entrar em operação na próxima semana, após ajustes finais.
O temporal de dezembro de 2020 deixou um rastro de destruição em Presidente Getúlio, com 125 milímetros de chuva em poucas horas, arrastando casas, veículos e deixando ruas cobertas de lama. Entre as 18 vítimas, nove pertenciam à mesma família. O trauma da tragédia ainda repercute entre os moradores, especialmente em dias de chuva.
Com o novo sistema, a prefeitura espera melhorar a resposta a desastres e evitar perdas humanas, reforçando a segurança de uma cidade que ainda se recupera de um dos episódios mais devastadores de sua história recente.
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