logo RCN
Justiça

Justiça Eleitoral reverte cassação e prefeito de Indaial mantém mandato

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) reverteu, nesta quarta-feira (19), a decisão que cassava o mandato do prefeito de Indaial, Silvio César da Silva (PL), e do vice, Jonas Luiz de Lima (PSD). O julgamento, realizado em sessão plenária, concluiu que as acusações apresentadas não justificam a perda dos mandatos.

A cassação havia sido determinada em primeira instância pelo juiz eleitoral Gustavo Bristot de Mello, em novembro de 2024. A decisão também tornava inelegíveis por oito anos Silva, Lima e o ex-prefeito André Luiz Moser (PL). O magistrado atendeu a uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontava possível abuso de poder político na inauguração da ponte Vice-prefeito Zelir Nezi, em setembro de 2024.

Segundo a acusação, a data da cerimônia teria sido escolhida para coincidir com o número de urna de Silvio César, então candidato à prefeitura. O MPE sustentou que o evento foi utilizado como ato de campanha e que a ponte foi aberta ao tráfego sem a conclusão de todas as etapas necessárias.

Ao analisar o caso, o TRE entendeu que não há elementos suficientes para manter a cassação. O relator, juiz Carlos Civinski, afirmou que “a sentença carece de acervo probatório seguro e suficiente para embasar a cassação dos mandatos”. A decisão foi unânime.

Aluno do Colégio Policial Militar de Blumenau conquista bolsa integral nos Estados Unidos Anterior

Aluno do Colégio Policial Militar de Blumenau conquista bolsa integral nos Estados Unidos

Ex-prefeito de Aurora é condenado a devolver quase R$ 1,2 milhão por venda irregular de bens públicos Próximo

Ex-prefeito de Aurora é condenado a devolver quase R$ 1,2 milhão por venda irregular de bens públicos

Deixe seu comentário