logo RCN
Defesa Civil

Decretada situação de emergência em Rio do Sul

  • Foto: Reprodução / RBA TV -

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, decretou situação de emergência no município por causa da enchente que atinge a cidade desde o sábado (18), causando diversos problemas como alagamentos, enxurradas e a saída emergencial de famílias de suas casas em pelo menos 10 bairros da cidade.

O ápice da enchente foi de 8,97 metros, registrado às 7h40 da manhã de domingo (19). O número total de desabrigados chegou a 467 pessoas, desalojando um total de 2.730 pessoas. Direta ou indiretamente foram atingidos 1.101 imóveis.

Além disso, foram registrados danos em prédios públicos como alagamentos no Mercado Público Municipal e no CREAS, ambos no bairro Canoas, além de danos em vias públicas, estruturas como tubulações, de contenção, entre outros prejuízos. O levantamento do número de ocorrências particulares, como quedas de muro ou barreiras, ainda não foi finalizado.

O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios na segunda-feira sob número 13.081. E agora, o município envia a justificativa para o governo do Estado, para que este possa ser homologado, de acordo com a legislação.

Desta forma, o município teria condições de realizar serviços ou contratações emergenciais em caráter de urgência, seguindo as questões legais. Além disso, todas as estruturas municipais poderão ficar à disposição da Defesa Civil, que é o órgão que faz a gestão da atuação em situações de desastres naturais.


Fonte: Prefeitura de Rio do Sul​

Anterior

Enchente não cede em Rio do Oeste mesmo sem chuva há dois dias

Próximo

Rio do Sul tem grande operação de limpeza de ruas

Deixe seu comentário