Jairo Restrepo, doutor em agronomia e que atua há 30 anos no setor, esteve à frente do curso
A Cresol promoveu em Dona Emma um curso sobre agroecologia e produção de caldas orgânicas e a Secretaria de Agricultura de Mirim Doce garantiu que agricultores do município pudessem participar.
Foram três dias, entre 27 e 29 de setembro, com orientações do doutor em agronomia Jairo Restrepo, colombiano que atua há 30 anos na agroecologia e defende a possibilidade de produção orgânica em larga escala. "Ele desconstrói a crença de que o orgânico só pode ser produzido em baixa escala, traz dados de experiências assessoradas por ele, como por exemplo a produção de 24 toneladas de arroz por hectare", explica a diretora de convênios da Secretaria de Agricultura, Cássia Fernanda da Silva. "Em Mirim Doce, por exemplo, são cerca de dez toneladas por hectare, na agricultura convencional".
O curso foi gratuito para os agricultores de Mirim Doce, e contou com participantes de cidades como Dona Emma, Ibirama, Florianópolis, Balneário Camboriú e até do estado de Mato Grosso. "O professor é muito assertivo, explicou como, muitas vezes, as práticas convencionais interferem no processo natural da vida e trazem resultados temporários, que depois tornam o agricultor um escravo da tecnologia e de recursos que geram cada vez mais custos para a produção", ressalta Cássia.
Uma das propostas relacionadas à produção orgânica em Mirim Doce é que, futuramente, um grupo de produtores seja organizado no município
Deixe seu comentário