logo RCN
Chuva

Semana de chuva extrema traz riscos de inundações em SC

  • Semana deve ter temporais e chuva volumosas; Defesa Civil alerta para risco de alagamentos. – Fot -

Santa Catarina segue em alerta por conta de temporais e chuva volumosa que devem atingir o Estado, entre essa terça e quarta-feira (3 e 4).  Há risco de destelhamentos, alagamentos e enxurradas, conforme alerta a Defesa Civil.

De acordo com o órgão estadual, a instabilidade acontece por conta da atuação de uma baixa pressão na Argentina, o fluxo de calor e umidade do Norte do país e a formação de uma frente fria no estado. Esses fatores, favorecem as condições para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa, além de eventual queda de granizo.

 

Temporais avançam pelo Estado

Apesar da instabilidade acompanhada de temporais iniciar pelo Grande Oeste, a Defesa Civil informa que a condição deve avançar para as demais regiões ao longo desta quarta-feira.

O risco para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais é moderado a alto”.

 

Chuva volumosa

Além dos risco para temporais em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu alerta, ainda na segunda-feira (2), destacando que o Estado deve registrar chuva volumosa.

Enquanto entre a noite de terça-feira e madrugada de quarta-feira a preocupação é com o risco de temporais no Estado, ao longo do amanhecer a condição perde força e passa a dar espaço para chuvas volumosas e intensas no território catarinense.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva deve se concentrar nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, no período da manhã, e depois avança para as demais regiões. “O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto”, informa o órgão estadual.

 

Ventania

Enquanto as temperaturas ficam abaixo dos 30°C na quarta-feira, com máxima podendo chegar a 24°C no Grande Oeste, a ventania ganha força em Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil, com a passagem da frente fria, o Estado pode registrar rajadas de vento entre 60 e 80 km/h. O órgão ainda alerta que o risco é considerado moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas a ventania.

Fonte: ND+

Anterior

Alto Vale registra mais de 80 mm de chuva nas últimas horas

Próximo

Defesa Civil de Rio do Sul segue acompanhando informações sobre previsão de chuva

Deixe seu comentário