Tentativa de furto a loja em Ituporanga termina com fuga de criminosos |
A semana começa com tempo firme em Santa Catarina, mas o avanço de áreas de instabilidade e a chegada de uma frente fria prometem mudar o cenário meteorológico nos próximos dias. Confira a previsão detalhada para o estado, elaborada pela meteorologista Nicolle Reis, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
O dia inicia com predomínio de sol em grande parte do estado. Entretanto, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, há possibilidade de chuva fraca nos extremos do dia.
As temperaturas continuam amenas pela manhã, mas o calor ganha força à tarde, com máximas entre 25°C e 28°C na maior parte do estado e acima de 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul. O vento do quadrante norte pode atingir rajadas de 40 a 60 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis, provocando agitação no mar. O risco para ocorrências relacionadas ao vento e à agitação marítima é considerado baixo.
Na terça-feira, o tempo segue firme pela manhã, com temperaturas entre 15°C e 20°C na maioria das regiões e mínimas de 10°C a 14°C nas áreas serranas. À tarde, as temperaturas sobem ainda mais, atingindo cerca de 30°C em várias regiões e chegando a 34°C ou 36°C no Grande Oeste e Litoral Sul.
Entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e uma área de baixa pressão pode provocar pancadas de chuva e temporais isolados, sobretudo no centro-sul do estado. O risco para ocorrências relacionadas a esses eventos, como alagamentos e destelhamentos, é baixo.
O padrão de calor intenso continua na quarta-feira, com mínimas entre 18°C e 22°C pela manhã e máximas à tarde que podem alcançar 30°C em quase todas as regiões, com picos de 32°C a 35°C no Litoral e Grande Oeste.
No entanto, o tempo se torna instável entre a tarde e a noite devido à intensificação de uma baixa pressão atmosférica. Essa condição pode gerar temporais isolados com raios, chuvas intensas, ventos fortes e eventual queda de granizo. O risco para danos causados por esses fenômenos é moderado.
O avanço de uma frente fria marca os últimos dias úteis da semana. A instabilidade ganha força, trazendo novos temporais acompanhados de raios, chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de granizo em todas as regiões do estado.
A população deve se manter atenta aos boletins meteorológicos e orientações da Defesa Civil.
Deixe seu comentário