logo RCN
Defesa Civil

Secretário de Proteção e Defesa Civil visita o Alto Vale

  • Foto: Redação GCD -

Secretário de Proteção e Defesa Civil visita o Alto Vale, na tarde desta terça-feira, 04. Após cumprir agenda em Blumenau, o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel Armando visitou a capital do Alto do Vale. O encontro foi realizado na Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

Na ocasião foram alinhadas ações de prevenção com prefeitos e coordenadores da Defesa Civil dos municípios do Alto Vale. Estiveram presentes prefeitos e coordenadores  da defesa civil das cidades suscetíveis a cheias.

Coronel Armando explica que a visita busca alinhar ações de prevenção com os municípios. “Vim para passar aos prefeitos as ações que estão sendo tomadas pela Defesa Civil e tranquilizar como órgão oficial. Prefeitura e a Defesa Civil, temos que dar tranquilidade à pessoas. Às vezes uma informação colocada de um jeito gera pânico, ainda mais em uma cidade que tem um histórico de enfrentar enchentes. Além disso, as ações têm que ser preventivas e no momento do desastre temos que agir e operar de forma a colocar as pessoas em abrigos e minimizar as possíveis perdas”, conta.

Monitoramento das barragens

O secretário detalha que com a previsão de altos volumes de chuva previstos para região, a defesa civil do estado, já no início da semana fez a abertura das comportas das barragens sul e oeste, para aumentar a capacidade de contenção em caso de cheias. “A nossa intenção é ter sempre a barragem mais vazia, de forma que quando haja chuva a gente possa fazer o controle do fluxo. Além disso, nós monitoramos a abertura das comportas, de forma que esse fluxo também não fique só retido em cima, a montante. Quando contemos demais água, afetamos os municípios acima. Então, o nosso trabalho é liberar as barragens de forma que gere um fluxo relativamente tranquilo para as águas fluírem até chegar ao oceano”, conta.

De acordo com o secretário a abertura das barragens é realizada de forma ordenada. “Nós trabalhamos na abertura das comportas de Taió, seguramos depois a abertura das comportas de Ituporanga. Os índios danificaram em 2014 e, por isso, as comportas estão abertas hoje em José Boiteux. Nosso objetivo de vir aqui foi conversar com a Defesa Civil e estamos indo a José Boiteux, em reunião com os caciques para retomar as obras de recuperação da barragem”, ressalta.

Barragem Sul está com uma comporta inoperante

Uma das comportas da barragem Sul, em Ituporanga está sem condições de operação. Em caso de cheias ela deve permanecer aberta, para não afetar o funcionamento das demais. O secretário de Defesa Civil explica que o fechamento das barragens deve ser feito após o início da chuva. “A partir do momento que tem chuva, a gente começa a fechar as comportas, a nossa hidrologia faz esse controle. A gente opera essa barragem a partir de quatro metros. Então, nós reduzimos exatamente por ter uma comporta que não está fechando, por causa do stop log. Assim que tiver corrigido o problema, a gente vai falar, mas a barragem tem funcionado dentro do controle do fluxo”, finaliza.

Via Grupo de Comunicação Difusora

Anterior

Veículo é carregado pela água em Trombudo Central

Próximo

Devido às chuvas, estradas estaduais e federais em SC são interditadas

Deixe seu comentário