logo RCN
Tempo

SC continua sob tempo instável, com previsão de chuvas intensas e volumosas

  • Defesa Civil faz alerta para risco de deslizamentos em Santa Catarina – Foto: Carlos Corrêa/NDTV -

Uma frente fria que chegou em Santa Catarina deixa o tempo chuvoso no Estado. De acordo com a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, são esperados riscos de deslizamento em diversos municípios, mas há um alerta: o tempo vai “virar”.

Para esta sexta-feira (3) a previsão, ainda por conta da frente fria, é de que Santa Catarina continua sob tempo instável, com previsão de chuvas intensas e volumosas em todas as regiões.

Durante a tarde e à noite, a intensidade das chuvas diminuirá à medida que a frente fria se afasta e uma massa de ar seco e frio avança em sua retaguarda. No entanto, o risco de ocorrências relacionadas às chuvas permanece moderado a alto.

As temperaturas mínimas variam entre 14ºC e 19°C, enquanto as máximas oscilam entre 17ºC e 27°C em todo o estado. Devido aos acumulados de chuva dos dias anteriores, o risco de deslizamentos e inundações permanece alto a muito alto.


A gangorra no tempo

Já no sábado (4) a verdadeira gangorra no tempo começa em Santa Catarina. Isso porque depois de muita chuva, a data traz esperança de sol.

Segundo a Defesa Civil, uma massa de ar frio e seco entrará em ação, proporcionando estabilidade no tempo. O dia começará com variação de nuvens, que dará lugar ao sol, predominando no estado a partir da tarde.

O vento sopra do sul/sudoeste, com rajadas moderadas a ocasionalmente fortes do Meio-Oeste ao litoral, atingindo velocidades entre 45 e 75 km/h, com possibilidade de ultrapassar esses valores em alguns pontos. O risco associado ao vento é considerado moderado.

As temperaturas mínimas serão mais baixas em comparação com os dias anteriores. Elas variarão entre 3ºC e 11°C do Grande Oeste aos planaltos, e entre 9ºC e 16°C no litoral e Vale do Itajaí. As temperaturas máximas oscilarão entre 18ºC e 27°C no litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí, e entre 14ºC e 19°C no restante do estado.

Devido aos acumulados de chuva dos dias anteriores, o risco de deslizamentos ainda é considerado alto.

No que diz respeito ao mar, a agitação continuará, com ondas provenientes do sul, atingindo alturas entre 2,0 e 2,5 metros, com picos de até 3,0 metros do Litoral Sul à Grande Florianópolis. No Litoral Norte, as ondas variarão entre 1,5 e 2,0 metros, com picos de até 2,5 metros, o que representa um risco moderado de agitação marítima e ressaca.


O restante da previsão do tempo

No domingo (5), a influência da massa de ar seco e frio manterá o tempo firme, com predominância de sol em todas as regiões de Santa Catarina. O vento perderá intensidade e soprará de forma fraca em direção sudoeste/sul.

O mar estará agitado a muito agitado, com picos de ondas atingindo alturas entre 3 e 4 metros em toda a costa catarinense, o que representa um risco moderado a alto de ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.

Na segunda-feira (6), a atuação do sistema de alta pressão continuará mantendo o tempo firme, com variação de nuvens e predominância de sol em todo o estado.

Anterior

Sol volta a predominar em Santa Catarina neste fim de semana

Próximo

Mirim Doce e Taió registram os maiores volumes de chuva do Estado em outubro

Deixe seu comentário