
Santa Terezinha
Nesta sexta-feira (24), Santa Catarina estará sob a influência de uma frente fria que se aproxima, favorecendo a formação de pancadas de chuva com trovoadas e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo. Além disso, a chegada de uma massa de ar polar derrubará as temperaturas no Estado, especialmente no final do dia.
Os temporais terão início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avançarão para as demais regiões do Estado durante a manhã. As áreas identificadas em laranja no mapa estão com risco alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado moderado. A massa de ar frio favorecerá o retorno do tempo firme a partir do final do dia.
Aviso da Defesa Civil
As temperaturas devem reduzir significativamente. A maior queda das temperaturas é esperada para o Grande Oeste, Planalto Sul, além de trechos do Planalto Norte e da Grande Florianópolis Serrana, onde o dia amanhecerá com marcas entre 14°C e 17°C e, à noite, as temperaturas já deverão estar entre 4°C e 10°C (declínio de 7°C a 10°C), com os menores valores sendo observados na Serra.
Já no litoral e no Vale do Itajaí, durante a tarde as temperaturas variam de 18°C a 25°C e até o final da noite devem oscilar entre 12°C e 16°C (declínio de 6°C a 9°C). Taió registrará entre 8°C e 23°C nesta sexta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há expectativa de geada no Rio Grande do Sul e parte do Sul Catarinense no final de semana.
O transporte de ar quente associado à condição pré-frontal favorece rajadas de vento dos quadrantes norte e noroeste, que podem atingir velocidades entre 50 km/h e 70 km/h, com pontuais acima entre o Grande Oeste e a Serra.
Alagamentos Costeiros e Agitação Marítima
Com a passagem da frente fria, o mar começará a subir a partir da noite, ficando agitado, com ondulações de direção sul, alturas de onda entre 2 e 2,5 metros e picos de até 3 metros em alto mar em toda a costa catarinense.
A partir da noite de sexta (24), o vento começará a soprar de sudoeste no interior do Estado, perdendo intensidade na madrugada do sábado (25) e soprará de sul na costa catarinense entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h, e pontuais acima. O risco associado às rajadas de vento é moderado.
A Defesa Civil também fez um alerta para alagamentos costeiros entre a tarde de sexta-feira (24) e a tarde de sábado (25). Os ventos do quadrante sul causados pela atuação de uma frente fria, juntamente com a maré astronômica (causada pela Lua Cheia), trazem condições para estas ocorrências em Florianópolis.
ÚLTIMAS
Santa Terezinha
Feminicídio
Tempo
Mel catarinense
Brasil
Rio do Campo
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Santa Catarina
Deixe seu comentário